O “Colo para Mãe” tem como foco a implementação de uma série de iniciativas que visam conscientizar e sensibilizar a comunidade para a importância da saúde mental materna
A prefeita Adriane Lopes sancionou, nesta terça-feira (12), a Lei 7.333 que cria o programa “Colo para Mãe”. Este inovador programa busca oferecer suporte às mulheres gestantes, parturientes e puérperas de Campo Grande, com um olhar especial para a saúde mental e o apoio emocional durante uma das fases mais significativas e desafiadoras da vida.
O “Colo para Mãe” tem como foco a implementação de uma série de iniciativas que visam conscientizar e sensibilizar a comunidade para a importância da saúde mental materna. Sob a premissa de que uma mãe emocionalmente acolhida e apoiada cria um ambiente mais saudável e seguro para o desenvolvimento infantil, o programa abraça não apenas as gestantes e puérperas, mas também aquelas que enfrentaram perdas gestacionais, reconhecendo a necessidade de apoio psicológico e emocional nestes momentos difíceis.
Segundo a nova Lei, o programa garante que todas as mulheres atendidas pela rede pública de saúde do município, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tenham acesso a um acolhimento digno e de qualidade, com respeito e sensibilidade durante o pré-natal, parto, pós-parto e, em casos necessários, no processo de abortamento. “Colo para Mãe” inclui, ainda, a disponibilização de avaliação psicológica durante o acompanhamento pré-natal para identificar e, quando necessário, tratar sinais de depressão pós-parto, assegurando um suporte completo desde o início da gestação.
As ações do programa vão além do atendimento direto, envolvendo toda a sociedade em um processo educativo. Entre as iniciativas previstas estão palestras, workshops, encontros e materiais informativos sobre temas como saúde mental materna, amamentação e cuidados no pós-parto. Além disso, os estabelecimentos de saúde serão incentivados a promover capacitação contínua para os profissionais que lidam com gestantes, parturientes e puérperas, fortalecendo o atendimento humanizado.
Para a prefeita Adriane Lopes, este programa é uma demonstração de respeito e cuidado pelas mulheres de Campo Grande. “Sabemos que a maternidade traz consigo alegrias, mas também desafios, inclusive emocionais, que precisam de atenção e cuidado. Por isso, lançamos o ‘Colo para Mãe’ como um amparo que vai além da assistência física. É um abraço da cidade às nossas mulheres, especialmente nos momentos que demandam sensibilidade e apoio psicológico. Esta é uma gestão que acredita no cuidado integral e que valoriza a saúde mental e emocional das nossas gestantes e mães, porque entendemos que a sociedade forte é aquela que cuida bem das suas mulheres e crianças,” afirmou a prefeita, evidenciando a responsabilidade social da gestão em garantir que cada mulher tenha o acolhimento que merece.
Ao garantir o acesso a uma abordagem humanizada e atenciosa, “Colo para Mãe” destaca-se como um programa transformador e essencial para a qualidade de vida das mães e futuras gerações de Campo Grande. Essa é mais uma conquista da administração que trabalha para oferecer segurança e qualidade de vida, fortalecendo o compromisso de construir uma cidade mais acolhedora e atenta às necessidades das suas cidadãs.