Pesquisa recente do IBGE aponta que mais de 20 milhões de brasileiros são diagnosticados com a doença crônica
A preocupação com a quantidade de pessoas diagnosticadas com o diabetes mellitus, levou o Brasil a instituir o Dia Nacional do Diabetes, em 1º de novembro. Durante o período, a campanha inclui ações educativas, realização de exames e o esclarecimento sobre os perigos da doença.
No último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de pessoas diagnosticadas com a patologia chegou a 20 milhões. Além disso, outro levantamento, realizado por amostragem, a partir do número total da população brasileira, revelou que 10,5% da população é diabética (a informação foi divulgada pela Federação Internacional de Diabetes – IDF).
Vale destacar que a doença é causada quando o organismo não consegue absorver adequadamente a insulina produzida. Essa condição é chamada de resistência à ação da insulina, e existe ainda, a condição do corpo não produzir o hormônio suficiente para controlar a taxa de glicemia.
Segundo informações do Ministério da Saúde, a melhor forma de prevenir a doença é praticar atividades físicas frequentes, adotar uma alimentação saudável e ainda, evitar o uso de bebida alcoólica, cigarro e entorpecentes.
As complicações da Diabetes podem impactar diretamente nas artérias do coração, rins, nervos e olhos. Além disso, a pessoa tem dificuldade de cicatrização em qualquer tipo de ferimento epitelial.
Em razão da expertise na área de saúde e nutrição, o Senac EAD oferece um portfólio com cursos de aperfeiçoamento (FIC), além de especializações lato sensu, na área de saúde e nutrição. Acesse o portal da instituição e confira as oportunidades de incrementar o currículo e ajudar a combater essa doença que atinge cada vez mais brasileiros, em diferentes faixas etárias.