Colégio de Nova Andradina teve cinco trabalhos finalistas e dois vencedores em uma das feiras de ciências mais relevantes do Estado; premiação garantiu bolsa de iniciação científica a estudantes pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
A Escola Estadual Marechal Rondon, de Nova Andradina, teve um desempenho de destaque na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS) 2024. O evento, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, trouxe como tema deste ano “Vocês são as raízes que sustentam a ciência!”. A premiação dos melhores projetos foi anunciada recentemente, e a escola obteve reconhecimento em diversas categorias, além de conquistar o primeiro e segundo lugar em duas áreas.
O projeto “Análise da Olimpíada Brasileira de Astronomia: Alinhamento das Provas e Referenciais Curriculares”, garantiu o primeiro lugar na categoria de Humanas. Realizado por Isabelly Rayane Arteta Gonçalves e Marcelly Souza dos Santos, com orientação de Miguel Rafael de Oliveira Centurion e coorientação de Edna Paula de Moraes Enz Ponês, o trabalho foi premiado com bolsas de estudo financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
Outro projeto que ganhou destaque foi “Impactos do Uso da Voz para a Saúde dos Docentes: há a mediação do Estado?”, desenvolvido pelos estudantes Fernando Ribeiro de Matos, Kauan Miatello Rodrigues, Rayanne Rodrigues Cirilia dos Santos e Nathalia Ribeiro da Silva. O grupo conquistou o segundo lugar na categoria de Saúde. A pesquisa foi orientada por Eliza da Silva Martins Peron e destacou-se pela análise das condições vocais dos docentes e da possível intervenção estatal no assunto.
Além dos projetos premiados, a Escola Estadual Marechal Rondon apresentou outras pesquisas de grande relevância entre os finalistas da Fetec, incluindo:
“Análise da eficácia social dos conjuntos habitacionais populares do Programa Minha Casa, Minha Vida na cidade de Nova Andradina-MS”, desenvolvido por Laura Alves de Almeida, Rogério da Silva Magalhães, Luiz Fernando de Melo Nascimento, com orientação de Cássio Alexandre Sarti Figueiredo. O estudo avaliou a qualidade de vida dos moradores desses conjuntos habitacionais e o impacto das políticas públicas na região.
“Aprimorando Sistemas de Automação Hidropônica: Estudo de Viabilidade da Implementação de Sensores de Condutividade Elétrica”, desenvolvido por Maria Izabel de Souza Chaves, Amanda Lourenço dos Reis, Filipe Lopes Moreira Florentino e Victor Wolff de Morais, sob orientação de Miguel Rafael de Oliveira Centurion. O projeto apresentou melhorias em sistemas de cultivo hidropônico com o uso de tecnologia de sensores, otimizando a eficiência da produção agrícola.
“Desenvolvimento de um Sistema Automatizado de Sino para Prédios Temporários”, de Fernanda Letícia de França Vicente, Vitor Ribeiro de Freitas e Maressa Sofia Francelino Venancio, orientado por Miguel Rafael de Oliveira Centurion e coorientado por Carlos Fernando Firmino. A pesquisa apresentou um sistema prático e eficiente de sinos automatizados, ideal para escolas e prédios temporários.
A gestora escolar, Silvana Polizel, celebrou os resultados obtidos e destacou a importância da iniciação científica entre os alunos. “Estamos muito orgulhosos do trabalho desenvolvido por nossos estudantes e professores. O protagonismo juvenil é uma característica fundamental em nossa proposta pedagógica, e os resultados da FETECMS são uma prova concreta de que estamos no caminho certo”, afirmou.