UFGD recebe diretor de Programas de Bolsas da CAPES para abertura do 2º Semestre da Pós-Graduação

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizará um evento de grande porte para marcar a abertura do segundo semestre da pós-graduação, no próximo dia 14 de agosto. A ocasião contará com a presença de Luiz Antonio Pessan, diretor de Programas de Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que ministrará palestra com o tema “A Pós-Graduação na Região Centro-Oeste”. O evento, aberto ao público, ocorrerá às 8h no Auditório Central da Unidade 2.

Segundo a pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa, Seila Rojas de Souza, a iniciativa pretende reunir toda a comunidade acadêmica, com especial foco nos alunos e docentes dos Programas de Pós-Graduação. O convite foi estendido também a outras instituições de ensino superior do estado, como a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

A Diretoria de Programas de Bolsas da CAPES, dirigida por Pessan, é responsável por gerenciar não apenas as bolsas de demanda social distribuídas aos Programas de Pós-Graduação (PPG) conforme critérios estabelecidos pela agência, mas também diversos Programas Estratégicos e Institucionais. Estes incluem bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e professor visitante, além do Portal de Periódicos.

Nos últimos dois anos, a UFGD captou mais de R$ 20 milhões em recursos provenientes de editais e programas de diferentes agências, como a própria CAPES e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (FUNDECT). “A visita do diretor é fundamental para que ele conheça de perto a realidade da UFGD e o trabalho que temos desenvolvido em diversos programas. A UFGD, com quase 20 anos de história, se consolidou como uma instituição de destaque no cenário nacional, especialmente em pesquisa e pós-graduação. Recentemente, tivemos a aprovação de mais quatro cursos de doutorado pela CAPES, elevando nosso total para 40 programas de mestrado e doutorado”, destacou a professora Seila.

Atualmente, a UFGD conta com 2.222 alunos matriculados em cursos de pós-graduação, incluindo mestrado, doutorado, especialização e residência. Esse número ainda pode aumentar, já que o processo de matrícula está em andamento. A universidade possui 556 bolsistas, cujas bolsas são financiadas por agências como CAPES, CNPq, FUNDECT e Carrefour.
 

PROPP

Divulgação



Jornalismo ACS/UFGD

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também