A Olimpíada de Paris-2024 chegou ao fim neste domingo (11), mas a Globo cometeu um erro significativo no quadro de medalhas exibido no Fantástico. A emissora trocou a bandeira do Japão pela do Reino Unido, causando grande repercussão entre os espectadores.
Alex Escobar, apresentador esportivo do programa, foi incumbido de apresentar as posições finais dos países. Mesmo sem ter culpa direta, acabou sendo associado à falha. A gafe ocorreu ao listar os países que se destacaram na competição realizada na França.
Desempenho dos Países na Olimpíada de Paris-2024
Os Estados Unidos lideraram o quadro de medalhas com um total de 126 pódios: 40 ouros, 44 pratas e 42 bronzes. Seguidos pela China, que acumulou 91 medalhas: 40 de ouro, 27 de prata e 24 de bronze.
Em terceiro lugar, o Japão conquistou 20 medalhas de ouro, 12 de prata e 13 de bronze, somando 45 pódios ao todo. Foi nesse momento que a Globo errou, exibindo a bandeira do Reino Unido no lugar da bandeira japonesa, confundindo os espectadores.
Por que a Globo Cometeu Esse Erro?
A bandeira do Japão é uma das mais reconhecidas internacionalmente, consistindo em um simples retângulo branco com um círculo vermelho no meio. No entanto, a Globo exibiu a bandeira do Reino Unido, que possui as cores azul, vermelha e branca da Union Jack. O Reino Unido terminou em sétimo lugar, com 65 medalhas no total: 14 ouros, 22 pratas e 29 bronzes.
Reações dos Internautas
A falha não passou despercebida pelos espectadores, que rapidamente foram às redes sociais para comentar e ironizar o erro. Alguns dos comentários mais populares incluíam:
“Mudou a bandeira do Japão? Não sabia… ficou bonita!” – ironizou Yanna Albuquerque.
- “O Japão com a bandeira da Inglaterra no Fantástico” – riu Guilty as Mary.
- “Colocaram a bandeira da Inglaterra no lugar da bandeira do Japão” – observou Evandro Silva.
- “Japão com a bandeira da Grã-Bretanha? Qual é?” – questionou Leandro Galvão.
- “Passada com a nova bandeira do Japão” – brincou o apresentador Arthur Pires, da Gazeta.
A Reação do Brasil na Olimpíada: Comparando Com Outras Edições
O Brasil terminou na 20ª posição no quadro de medalhas, com um desempenho abaixo das edições de Tóquio-2021 e Rio de Janeiro-2016. Em Paris-2024, os atletas brasileiros conquistaram três medalhas de ouro, sete de prata e dez de bronze.
Se comparado aos sete ouros das duas últimas edições, a performance brasileira foi notavelmente inferior. Isso chamou a atenção tanto de fãs quanto de analistas, que esperavam um resultado mais expressivo.
O embaraço da Globo, ao trocar as bandeiras, serviu como um encerramento inesperado para um evento tão aguardado. Mais do que nunca, fica a lição sobre a importância da atenção aos detalhes e a precisão na informação.
Por Terra Brasil Noticias
Foto: REPRODUÇÃO/TV