Dados reforçam poder do marketplace para garantir oportunidades de faturamento para os pequenos negócios
Por Redação
Os pequenos negócios brasileiros têm entrado cada vez mais no mercado digital e contribuído para a expansão das plataformas de marketplace no país. Entre os meses de abril e junho deste ano, o Brasil representou pouco mais de 50% das vendas líquidas do Mercado Livre na América Latina. As vendas internas subiram 36% no segundo trimestre de 2024 – no ano anterior o índice chegou a 25%. A expectativa da empresa é de que até o fim do ano sejam movimentados cerca de R$ 120 bilhões em compras.
O Sebrae e a empresa são parceiros na capacitação dos empreendedores para a entrada mercado digital por meio do “Se Joga no On-line” – mais de 24 mil pequenos negócios foram capacitados e 8,9 mil deles abriram uma loja virtual na plataforma. No total, mais de R$ 400 milhões já foram gerados em faturamento.
Saiba mais: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/parceriamercadolivre
“Essa colaboração tem sido essencial para que pequenos negócios possam expandir seus horizontes, alcançando clientes que, de outra forma, estariam fora do acesso das lojas físicas”, comenta o gestor de Mercado Digital do Sebrae, William Almeida.
A plataforma não só oferece uma vitrine ampla e diversificada para os produtos, como proporciona ferramentas e recursos que facilitam a gestão, o marketing e as vendas on-line. Isso resulta em um impacto significativo na competitividade e na sustentabilidade desses negócios.
William Almeida, gestor de Mercado Digital do Sebrae.
Em abril deste ano, a multinacional apresentou os planos para o país: investir R$ 23 milhões para a criação de três novos centros de distribuição em Brasília, Pernambuco e Porto Alegre. Além disso, contratar mais de 6,5 mil profissionais.
“Esse investimento é crucial para fomentar um ecossistema de negócios mais dinâmico e inovador, onde pequenos empreendedores têm a oportunidade de crescer e prosperar”, explica William. O gestor do Sebrae aponta ainda que os pequenos negócios que se digitalizam e utilizam marketplaces como o Mercado Livre têm um aumento médio de 30% nas vendas no primeiro ano de operação on-line. “Esse crescimento não apenas fortalece a economia local, mas também gera empregos e promove o desenvolvimento regional”, avalia.
O gestor de Mercado Digital do Sebrae afirma que, em breve, uma nova parceria será lançada com o Mercado Livre com o objetivo de proporcionar uma jornada de capacitação que auxilie os pequenos negócios no ingresso à plataforma.