Evento Faculdades Abertas da UFGD aproxima escola e universidade

Rafaelly Nascimento – ACS/UFGD

Na manhã desta quarta-feira (14), teve início o Faculdades Abertas, evento que apresenta os cursos de graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) para os estudantes do Ensino Médio. Os estandes de apresentação dos 38 cursos estão montados na quadra poliesportiva da Unidade 2. 

Até o encerramento do evento, na noite de quinta-feira, a estimativa é que mais de 4,1 mil jovens de 18 cidades do estado tenham visitado o local e conhecido mais sobre as opções oferecidas pela universidade. É uma oportunidade para futuros candidatos ao vestibular conversarem com acadêmicos que já enfrentaram as mesmas ansiedades, dúvidas e receios sobre qual curso escolher.

“Ainda não decidi qual curso quero fazer, mas já me interessei por alguns que eu nunca tinha pensado que eu poderia gostar. Acho que o evento está bem bacana, e as pessoas bem preparadas para explicar e mostrar os detalhes de cada curso”, avalia a estudante do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Isabella Dias Garcia. 

A estudante de Ciências Sociais da UFGD, Jordâni Ririá, que participou do Faculdades Abertas no ano passado como visitante, hoje apresenta sua graduação. “Achei muito interessante quando vim em 2023. Eu já sabia mais ou menos o que queria, mas tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre outros cursos, verificar outras áreas e até pensar em uma segunda graduação. Agora vejo o evento como uma chance de a UFGD mostrar o quanto é qualificada e dos alunos descobrirem o que cada curso realmente é, para além de estereótipos, piadas e coisas que circulam por aí. Também é uma grande oportunidade para observar o que é oferecido na teoria e na prática, comparar os cursos e ter mais subsídios para se decidir”, afirmou Jordâni.

Vindos de Fátima do Sul, os amigos Ludmila dos Santos e Matheus Henrique Oliveira, estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Senador Filinto Muller, visitaram o campus da UFGD pela primeira vez e visualizaram a variedade de cursos oferecidos. Matheus ficou mais convicto em tentar uma vaga em Relações Internacionais, enquanto Ludmila ainda está em processo de escolha. “Já tinha pesquisado na internet e conhecia alguns cursos, mas estar aqui, ouvir as pessoas falando e explicando, ajuda muito a formar uma opinião”, disse Ludmila.

Várias universidades promovem eventos semelhantes para atrair candidatos para seus vestibulares. Com o mesmo intuito, a UFGD busca aperfeiçoar o Faculdades Abertas a cada edição e, nesta de 2024, investiu na instalação de estandes para melhorar a organização dos cursos e garantir que todas as faculdades estivessem reunidas em um único local.

“Penso que eventos como este são muito importantes, e ficou muito boa a forma como a feira está organizada. É uma oportunidade para os jovens conhecerem todos os cursos da universidade. Achei muito interessante”, comentou a professora Elisa Fimk, da Escola Estadual Antônio Vicente Azambuja, no distrito de Itahum.

Entendendo a relevância do Faculdades Abertas, os professores da UFGD também se envolvem bastante na apresentação dos cursos. “Sem dúvida, é um evento extremamente importante, principalmente por conta da distância da universidade e do que a comunidade vê sobre a universidade. É uma oportunidade de mostrar o modo como cada curso entende a realidade e apresentar aquilo que desenvolve para a comunidade de modo geral. Isso é muito importante para aproximar, efetivamente, esses dois espaços: a comunidade, hoje tendo como sujeitos principais as escolas e os alunos, e a universidade”, destacou a professora do curso de Geografia da UFGD, Camila Riboli Rampazzo.

QUERO VISITAR

Turmas de dezenas de escolas estão agendadas, mas qualquer pessoa interessada pode visitar a universidade nesses dois dias. A visitação acontece nos três períodos: das 7h30 às 11h30, das 13h às 17h e das 19h às 22h.

Nesta edição, estão confirmadas visitas de turmas dos municípios de Dourados, Três Lagoas, Nova Andradina, Ivinhema, Angélica, Glória de Dourados, Vicentina, Jateí, Fátima do Sul, Caarapó, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Aquidauana, Itaporã, Maracaju, Ponta Porã, Itaquiraí e Naviraí.

O Faculdades Abertas é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFGD, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Dourados. O objetivo é recepcionar estudantes, especialmente os de terceiro ano do Ensino Médio e de cursinhos, para apresentar as principais características dos cursos de graduação da UFGD, seus projetos e infraestrutura.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também