Após provocar controvérsia ao lançar uma atualização que passou a indicar quando uma mensagem era lida pelo destinatário, o WhatsApp voltou atrás. O aplicativo de mensagens instantâneas ganhou uma nova atualização que permite desabilitar o recurso. Por enquanto, a novidade só está disponível para os usuários do WhatsApp para Android.
Usuários brasileiros e de outros países ficaram preocupados que a indicação de mensagem lida – dois vistos que são exibidos na cor azul – poderia denunciá-los caso decidissem ignorar um contato. Com a alteração, o app de mensagens instantâneas ficou mais parecido com o Facebook Messenger, aplicativo de bate-papo do Facebook. Há algum tempo, ele já indicava quando as mensagens foram visualizadas e lidas pelo destinatário.
A nova versão do app ainda não chegou à loja on-line Google Play, mas já pode ser baixada pelos usuários de Android a partir do site oficial do WhatsApp. De acordo com o site Android Police, a nova versão do app possui um novo menu de privacidade, onde o usuário pode desmarcar a opção "Confirmação de leitura". Ao desabilitar o recurso, o usuário deixa de sinalizar para os amigos quando leu uma mensagem, mas também deixa de saber quando as mensagens que enviou foram lidas.
O WhatsApp possui 600 milhões de usuários em todo o mundo e mais de 46 milhões no Brasil. Até a publicação dessa reportagem, a equipe da empresa responsável pelo aplicativo ainda não havia comunicado oficialmente a atualização.