“Regionalização da saúde e abertura do Hospital do Trauma são prioridades”

O governador Reinaldo Azambuja apresentou na manhã desta segunda-feira (19) mais detalhes sobre os trabalhos direcionados à Saúde de Mato Grosso do Sul. Em entrevista ao programa Tribuna Livre, o governador falou sobre os pólos regionais de saúde, reabertura de hospitais no interior e também da busca de parcerias junto ao Governo Federal para a conclusão e viabilização de leitos do Hospital do Trauma e do Novo Hospital do Câncer.

De acordo com o governador, a regionalização da saúde será o principal fator para que os atendimentos em Campo Grande não fiquem sobrecarregados. Para que isso aconteça, o investimento na estrutura dos atendimentos no interior será primordial para disponibilizar leitos em um curto prazo para a população.

“A grande função do governo do estado será montar os mutirões de saúde, que tem como objetivo diminuir as filas, permanecer nas regiões capacitando e disponibilizando atendimentos como hemodiálise, tomografia, ressonância, ultrassom, para drenar esta fila de atendimentos que são direcionados diariamente para Campo Grande”, disse o governador.

Reinaldo também falou sobre a reestruturação dos leitos e hospitais que já integram a rede de saúde do estado como principal meta para disponibilizar leitos imediatos à população, principalmente nos pólos regionais de saúde. “Já contamos com estruturas físicas em bom estado, onde já podemos colocar equipes de profissionais para viabilizar atendimentos regionalizados. No Hospital Regional de Coxim os atendimentos serão voltados para a região norte, na Capital a reestruturação de leitos do Hospital Regional, em Aquidauana a reestruturação trará melhorias para a região do pantanal e Ponta Porã para região de fronteira. Em Dourados, já temos um planejamento de reabrir hospitais que atualmente estão fechados, com equipes contratadas pelo estão em parceria com município e governo federal, para disponibilizar exclusivamente as cirurgias eletivas”, destacou o governador.

Sobre o Hospital do Trauma em Campo Grande, Reinaldo falou sobre as primeiras reuniões com o Governo Federal para estudar a retomada das obras do Hospital e também a inauguração do novo Hospital do Câncer. “A nossa prioridade é concluir o Hospital do Trauma. O secretário de saúde Nelson Tavares já está com reuniões marcadas esta semana junto ao Ministério da Saúde para tratar desta obra. Este hospital conta com leitos importantes para atender a principal demanda do estado, que é o trauma. Além disso, também temos como prioridade a conclusão do novo Hospital do Câncer, que viabilizará cerca de 280 novos leitos para atendimento na Capital”, disse Reinaldo.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também