A Samsung poderá resolver o grande ponto fraco de seus smartphones com o lançamento do Galaxy S6. O site SamMobile afirma que a nova versão do principal celular da marca contará com um TouchWiz, versão da Samsung para o Android, completamente remodelado: muito mais leve, sem bloatware (dezenas de aplicativos discutíveis embarcados no dispositivo) e mais otimizado.
Ao longo dos anos, a TouchWiz ganhou uma reputação muito ruim com os usuários. Considerada pouco atraente esteticamente, a interface da Samsung sempre foi campeã de reclamações quando o assunto era lerdeza, travamentos, alto consumo de bateria e a presença de aplicativos embarcados de pouca relevância.
Na nova versão, o TouchWiz deverá adotar as animações e efeitos que estrearam no Android Lollipop e terá interface remodelada, com novo teclado, mais opções de temas e customização e aplicativos da Samsung com mais cores. Além disso, o usuário poderá escolher a quantidade de ícones de apps por tela (4 x 4, 4 x 5 e 5 x 5), e o aplicativo de música rodará em tela cheia o tempo todo. Espera-se também novidades no recurso de discagem.
Segundo as fontes do site, o Galaxy S6 terá um sistema mais próximo do Android puro e, pela primeira vez, não terá pré-instalados os aplicativos S Voice, S Health e S Note. Quem desejar usá-los poderá encontra-los na loja virtual da Samsung. Outra novidade será a presença de recursos da Microsoft no sistema, em virtude de um acordo recente entre as duas companhias.