Varejo brasileiro: por que investir no setor de limpeza virou tendência de negócio?

Impulsionado por inovação, sustentabilidade e novos hábitos de consumo no Brasil, o setor de limpeza se destaca no franchising e cresce acima da média .

O mercado de limpeza no Brasil tem se destacado como uma oportunidade promissora para o varejo, impulsionado por mudanças nos hábitos de consumo, avanços tecnológicos e fabricação de produtos mais sustentáveis. De acordo com o último levantamento realizado pela ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e Profissional) os fabricantes de saneantes cresceram 9,1% em seus níveis de produção em 2024. Já os números de aberturas de franquias no segmento são ainda melhores. Houve um incremento de 11,6%, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). 

Embora o crescimento do varejo no país ainda seja tímido, o setor de limpeza segue em expansão desde a pandemia. Na contramão do cenário geral, a Ecoville, rede de franquias especialista em limpeza, registrou um crescimento de 20% em 2024, reforçando o potencial do segmento para quem busca no empreendedorismo uma oportunidade sólida de bons negócios. A marca se destaca como a maior rede de franquias especialista em limpeza, com mais de 300 operações no Brasil, comercializando um mix com mais de 2000 SKu’s entre produtos, acessórios e equipamentos para limpeza residencial e profissional de alta qualidade. Para 2025, planeja um crescimento de 25% na rede e 100 novas unidades.

“Estamos com planos de ação e inovação, com serviços e autoatendimento. O setor tem um fator importante na economia, porque é recorrente e mantém uma qualidade de vida e bem estar. Temos um trabalho muito grande na rede de ESG, com produtos biodegradáveis, embalagens recicláveis e tudo isso vai trazer ao mercado uma sustentabilidade muito maior para 2025 e os próximos anos”, disse Cristiano Corrêa, CEO da Ecoville Brasil.

Alta demanda 

As mudanças nos hábitos de consumo reforçaram a importância da higiene, tornando os produtos de limpeza itens essenciais no cotidiano das famílias e dos ambientes comerciais. Além disso, a busca por produtos ecológicos, com embalagens recicláveis e fórmulas biodegradáveis reflete a preocupação dos consumidores com o meio ambiente.

“Isso é um reflexo que começou na pandemia e veio para ficar, aumentando a higienização dos ambientes e dos gastos com limpeza. Inauguramos mais de 70 lojas no ano passado, consolidando a estratégia de comercializar produtos de marca própria, para manter a rentabilidade da rede”, disse o CEO da Ecoville Brasil.

Sobre a Ecoville

Fundada em 2007, a Ecoville é a maior rede de franquias de produtos de limpeza do Brasil. Com mais de 300 operações pelo país, a marca se posiciona como um centro de soluções de limpeza com especialistas no assunto para atender o consumidor final. A franquia comercializa um mix com mais de 2000 SKu’s entre produtos, acessórios e equipamentos para limpeza residencial e profissional de alta qualidade. Para 2025, a marca planeja um crescimento de 25% na rede e 100 novas unidades.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também