Antes de detalhar o novo sistema, o prefeito afirmou que reinaugurar uma UPA construída há seis anos “não é motivo de festa”. Segundo ele, reparos e manutenção que deveriam ter sido feitos ao longo dos anos foram deixados de lado e, por isso, a situação agravou e culminou na interdição.
Para que a UPA fosse liberada, equipes fizeram intervenções no sistema de calhas, que ficava sobrecarregado nas chuvas, e limpeza por conta de infestação de pombos. Manutenção periódicas serão feitas, conforme o prefeito, por equipes da prefeitura.
Em relação ao novo sistema de monitoramento de pacientes, o prefeito explicou que haverá visor na sala dele ligado em tempo real com a UPA, dessa forma, o tempo de espera dos pacientes e o trabalho dos servidores será monitorado.
Secretário de Saúde, Marcelo Vilela explicou que o sistema deve ser instalado em todas as UPAs e que ainda é um piloto, desenvolvido inicialmente no ano passado.
Se problemas forem constatados no trabalho dos funcionários, comissionados poderão ser exonerados e concursados serão alvos de sindicância e processo administrativo. “Punição vai de advertência a exoneração”, completou o prefeito.




