Desenvolvido por professores da Medicina, trabalho “Inovação Curricular em Medicina: Enfrentando a Epidemia de Dengue com Educação e Ação” foi destaque no evento
Com o tema “Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação médica: 10 anos de construção!”, a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) realizou recentemente, em Belo Horizonte, Minas Gerais, o 62º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem).
A Unoeste, que é conceito máximo no MEC, foi premiada com trabalho desenvolvido por professores da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), e esteve representada por um dos autores do trabalho, os professores Guilherme Henrique Dalaqua Grande, Maria Rita Guimarães Maia e Ilza Martha de Souza (coordenadora administrativa do curso).
Em quatro dias de uma vasta programação, o evento reuniu profissionais da área médica, pesquisadores, estudantes e instituições de ensino médico para discutir e compartilhar experiências, práticas e pesquisas relacionadas ao ensino, formação e a prática médica. Ao todo, foram mais de dois mil inscritos e 2,5 mil trabalhos submetidos relacionados ao ensino, formação e prática médica.
A Famepp/Unoeste enviou 18 trabalhos e foi premiada com o trabalho “Inovação Curricular em Medicina: Enfrentando a Epidemia de Dengue com Educação e Ação” em relato de experiência no eixo 1, intitulado “Perfil do egresso, concepções e paradigmas sobre o ensinar, o aprender, o permanecer e o pertencer”.
O trabalho foi desenvolvido pelos professores do curso de Medicina Mariana Carolina Vastag Ribeiro de Oliveira, Magda Luzia Neves, Lidelci Figueredo Bento, Alessandra Martins da Costa, Mônica Rafaela da Gama Moreira e Guilherme Henrique Dalaqua Grande. Este último foi quem recebeu o prêmio no evento representando a todos. Dr. Guilherme disse que a premiação foi bastante comemorada, uma vez que dos 2,5 mil trabalhos inscritos, apenas 15 foram premiados.
“Tínhamos boas expectativas, levamos bons trabalhos, porém todas as universidades do país levam trabalhos. Então foi uma grata surpresa. O sentimento é o de que estamos no caminho certo, fazendo atividades que se traduzem em aprendizagem significativa para nossos estudantes. Esse trabalho premiado foi fruto de uma atividade curricularizada que envolveu três disciplinas no 4º termo de Medicina: epidemiologia, patologia e o Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP). Nela, os estudantes aprendem sobre o conteúdo por meio de metodologias ativas e elaboraram ações que toda a comunidade é beneficiada por meio de atividades educativas e humanizadas”, explicou.
Momento em que o Dr. Guilherme recebeu a premiação representando todos os professores da Unoeste envolvidos no trabalho (Foto: Cedida)
A atividade premiada foi desenvolvida ao longo de todo o primeiro semestre de 2024. Mas os dados alarmantes que constaram na abordagem do trabalho diziam respeito ao cenário preocupante da dengue na região Prudente em 2023. “Os estudantes compreendem a epidemiologia de cada território que estão inseridos na rede pública, se apropriam do tema por meio de metodologias ativas de aprendizagem, e posteriormente desenvolvem ações educativas na mesma comunidade, oferecendo um retorno para os munícipes de forma direta”, complementa o professor que acrescentou ainda que “de forma objetiva o trabalho contribuiu para uma formação humana, crítica e reflexiva dos estudantes, e também traz benefícios diretos para a sociedade por meio de ações educativas na rede pública de saúde!”.
Contribuição significativa
Acerca da participação de parte do corpo docente da Famepp/Unoeste no congresso que é considerado o maior de educação médico do Brasil, Dr. Guilherme ainda falou sobre a importância de debater as diretrizes curriculares nacionais para a formação médica.
“As diretrizes estão passando por mudanças e foi amplamente discutida no congresso. Com isso conseguimos nos atualizar e planejar ações. Além das diretrizes o Cobem também abordou temas relacionados a avaliação, pesquisa científica, extensão, perfil do egresso, residência médica, saúde mental de estudantes e professores, entre outros que nos faz refletir, implementar e aperfeiçoar ações em nosso curso”.
Além do eixo temático 1 onde a Unoeste teve o trabalho premiado, outros três eixos também movimentaram as discussões, sendo eles Competências e cenários para a formação médica (eixo temático 2); Avaliação e desenvolvimento docente e de preceptoria (eixo temático 3); E residência e pós-graduação (eixo temático 4).