Único a presidir comissão, Nelsinho reassume Relações Exteriores e Soraya fará parte da CCJ

Das 16 comissões permanentes do Senado, 14 elegeram seus presidentes e definiram seus integrantes nesta quarta-feira (19). Entre os parlamentares de Mato Grosso do Sul, Nelsinho Trad (PSD) será o único a ser presidente e voltará a conduzir a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. 

A senadora Soraya Thronicke (Podemos) fará parte do colegiado mais importante da Casa Alta, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde será membro titular. Ex-ministra de Agricultura no governo Jair Bolsonaro (PL), Tereza Cristina (PP) será titular da Comissão de Meio Ambiente.

Após desistir de disputar a presidência do Senado, Soraya também conseguiu uma vaga de titular na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor.

Nelsinho atualmente preside a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul e o Parlamento Amazônico (Parlamaz), além de liderar a Frente Parlamentar Internacional do Corredor Bioceânico. No Senado, já comandou a Comissão de Relações Exteriores entre 2019 e 2020. Ele foi eleito por unanimidade nesta quarta-feira.

São atribuições da comissão presidida por Nelsinho, por exemplo, a análise de indicações de chefes de missões diplomáticas, assuntos referentes à Organização das Nações Unidas e entidades internacionais de qualquer natureza. O grupo também trata de assuntos como comércio exterior e defesa nacional, entre outros.

O senador Otto Alencar (PSD-BA) foi eleito por aclamação como presidente da Comissão de Constituição e Justiça. 

A escolha de Otto foi fruto de acordo firmado na terça-feira (18) em reunião de Davi Alcolumbre com as lideranças partidárias. As negociações para a distribuição das presidências das comissões se iniciam desde a eleição do presidente do Senado e da formação da Mesa neste ano. Os membros das comissões, tradicionalmente, referendam essas escolhas.

Os senadores apresentaram propostas legislativas que aguardam tramitação no colegiado. Soraya Thronicke, por exemplo, apontou que é autora de “32 projetos de lei aguardando relatoria”.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também