Iniciativa reforça compromisso com a saúde e bem-estar dos trabalhadores com vínculo RJU da instituição
Universidade Federal da Grande Dourados lançou oficialmente nesta semana o Programa de Exames Médicos Periódicos, uma ação voltada para a valorização e o cuidado com os servidores RJU do Hospital U A iniciativa, realizada em parceria com a GEAP Saúde, tem como objetivo promover a prevenção e a detecção precoce de doenças por meio de avaliações clínicas, exames laboratoriais e de imagem, culminando na emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).
O programa prevê a convocação escalonada dos servidores, com o primeiro grupo realizando os exames no período de 25 de novembro de 2024 a 24 de fevereiro de 2025. Além de avaliações clínicas, os exames incluem hemograma completo, glicemia, colesterol, entre outros, com variações conforme faixa etária e exposição a riscos no ambiente de trabalho.
Os servidores devem acessar o sistema SouGov para aceitar ou recusar a participação no programa, bem como imprimir as guias de exames e agendar os procedimentos nos locais indicados.
Durante cerimônia de lançamento realizada na terça-feira (19) no hospital, o reitor da UFGD, professor Jones Dari Goetterd, destacou a importância do programa como uma rede de apoio essencial para enfrentar os desafios institucionais e fortalecer o papel do SUS. “Se a gente não se cuidar, mas mais do que isso, se a gente não possuir uma rede de apoio de cuidado, a gente não vai conseguir dar conta dos desafios que a instituição UFGD, incluído, o HU-UFGD, precisam dar conta. […] Esse papel só vai se cumprir se nós também nos darmos conta das relações e do cuidado para dentro. Eu acho que nesse sentido esse convênio é fundamental”, ressaltou.
O superintendente do HU-UFGD/Ebserh, Dr. Hermeto Macario Amin Paschoalick, enalteceu o programa, reforçando o compromisso da instituição em proporcionar melhores condições de saúde e qualidade de vida aos servidores. Na ocasião, estiveram presentes também o pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFGD, professor Marcelo Matias de Almeida, a chefe da Divisão de Saúde, Assistência ao Servidor e Segurança do Trabalho (DIASS/CODAS/PROGESP), Elisangela Romero Bruno, além de representantes da GEAP Saúde, como a coordenadora de relacionamento Maria Barcele Bernardes, e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais (SINTEF), representado pelo psicólogo Adalberto Vital dos Santos Junior.
A chefe da DIASS, Elisangela Romero Bruno, destacou a disponibilidade de sua equipe para auxiliar os servidores em todas as etapas do programa. “Qualquer dúvida, e para o que vocês quiserem, para as dificuldades que houver com o aplicativo, com a impressão das guias, enfim, estamos lá à disposição. Podem contar conosco”, afirmou durante a cerimônia.
Mais informações e contato
Os servidores interessados podem esclarecer dúvidas diretamente na DIASS, localizada na Unidade 1 da UFGD (sala 404), pelo telefone (67) 3410-2780 ou via e-mail no endereço [email protected]. O horário de atendimento é das 7h às 19h.
Sobre a Ebserh
A Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 45 hospitais universitários federais, desempenhando um papel central na assistência à saúde, no ensino e na pesquisa. Esses hospitais são referência para o SUS e são essenciais para a formação de milhares de profissionais de saúde em parceria com universidades federais.