A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) celebra os 10 anos de criação da Faculdade de Educação a Distância (FAEAD) e do curso de Licenciatura em Letras-Libras com a realização do II Encontro Bilíngue, de 23 a 27 de setembro. A programação do evento inclui lives sobre diversas temáticas da área, transmitidas das 19h às 22h pelo YouTube, além de uma confraternização presencial no sábado (28/09).
As palestras abordarão os temas “A presença do surdo nos esportes”, “A Associação de Surdos e a Formação do Professor Surdo”, e “O Atendimento Educacional Especializado para Estudantes Surdos”. Além da celebração pelos 10 anos, o evento também comemorará o Dia Nacional do Surdo, em 26 de setembro, com live dedicada à data.
10 ANOS DA FAEAD
Criada em 12 de agosto de 2014, a Faculdade de Educação a Distância (FAEAD) representa um grande avanço nas políticas de acesso à educação superior na UFGD, contribuindo para a interiorização da oferta de vagas e focando em pessoas que têm direito à formação, mas que, por motivos históricos, tiveram seus direitos negligenciados. Nestes 10 anos, a faculdade formou 1.182 graduados e pós-graduados, por meio de seus 11polos de apoio presencial, localizados em regiões estratégicas de Mato Grosso do Sul.
As ações de políticas públicas e os movimentos internos que resultaram na criação da faculdade, assim como suas conquistas nestes 10 e os desafios atuais, foram apresentados na abertura do evento pela diretora da FAEAD, Grazielly Vilhalva Silva do Nascimento. A apresentação pode ser assistida em: https://youtube.com/live/Sor3ZhFlUBA?feature=share
Quem quiser saber mais sobre a história da faculdade pode acessar o documento Trajetória da EAD na UFGD, disponível na página da FAEAD em: https://portal.ead.ufgd.edu.br/trajetoria-da-ead/
10 ANOS DE LETRAS-LIBRAS
O curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFGD é o único ofertado gratuitamente em Mato Grosso do Sul por uma instituição pública. Nestes 10 anos, formou 96 professores habilitados para o ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e para o atendimento educacional especializado de estudantes surdos na educação básica, sendo que 56 desses professores são surdos.
De acordo com a diretora Grazielly, por priorizar o acesso de pessoas surdas às vagas, a licenciatura valoriza a língua, a identidade e a visualidade que marcam o processo de ser e estar no mundo surdo, o que possibilitou o acesso ao mercado de trabalho em uma melhor perspectiva socioeconômica e de protagonismo.
“O curso vem contribuindo para o fortalecimento da inclusão digna da pessoa surda em todos os espaços, seja na escola ou no ambiente universitário, por meio da presença de estudantes e professores surdos, que cotidianamente nos desafiam a consolidar uma cultura inclusiva que respeite o direito linguístico da pessoa surda”, afirmou.
“O curso vem contribuindo para o fortalecimento da inclusão digna da pessoa surda em todos os espaços. Na inclusão que ocorre no chão da escola e também na inclusão dentro do próprio ambiente universitário, mediante a presença de estudantes e professores surdos, que cotidianamente nos desafiam na consolidação de uma cultura inclusiva que respeite o direito linguístico da pessoa surda”, afirmou.
Além dos aproximadamente 100 egressos, 72 alunos estão atualmente em formação. O curso, realizado a distância, já impactou diversos municípios do estado e recebeu estudantes de cidades como Aquidauana, Angélica, Caarapó, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Laguna Carapã, Naviraí, Três Lagoas e Rio Brilhante.
Outro impacto significativo do curso é a entrada de professores surdos, formados pela própria licenciatura, via concurso público, para lecionar na FAEAD e nas disciplinas de Libras oferecidas a outras faculdades. Dos 12 professores que compõem o corpo docente da Licenciatura em Letras-Libras, cinco são egressos surdos: Alessandra Souza da Cruz Daniel, Clara Ramos Pedroza, Diego Alexandre Hackel, Eliane Francisca Alves da Silva Ochiuto e Tiago de Souza Moraes.
Diego Alexandre Hackel, que foi empossado em 2023 e prossegue investindo na carreira acadêmica, atualmente cursando o Doutorado em Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), destacou a importância dessa trajetória: “É uma grande honra para mim atuar como docente no curso em que fui aluno. Essa experiência me proporciona uma visão única, pois conheço tanto o lado dos estudantes quanto as expectativas dos professores. Como ex-aluno, sei dos desafios e, com base nas necessidades que vivenciei, posso criar estratégias de ensino mais eficazes. Hoje, tenho a oportunidade de contribuir diretamente para a formação de novos profissionais, e isso é algo muito gratificante!”, disse Diego.
Momento da posse do professor Diego Hackel, no ano passado
PROGRAMAÇÃO II ENCONTRO BILÍNGUE
Acompanhe as transmissões das palestras do “II Encontro Bilíngue: comemoração dos 10 anos da FAEAD e do Curso de Licenciatura em Letras Libras da UFGD” pelo YouTube:
Dia 23/09 – Abertura, 10 anos da FAEAD –
Dia 24/09, às 19h – A presença do surdo nos esportes – https://youtube.com/live/ixZYqaVhPC0?feature=share
Dia 25/09, às 19h – Associação de Surdos e a Formação do Professor Surdo – https://youtube.com/live/qjXoZ4OFTx8?feature=share
Dia 26/09, às 19h – Comemoração ao Dia do Surdo – https://youtube.com/live/V37FqM9BmDk?feature=share
Dia 27/09, às 19h – Atendimento Educacional Especializado para estudantes surdos – https://youtube.com/live/KPGnYx_3dlg?feature=share
Saiba mais sobre o II Encontro Bilíngue no site:
Faça sua inscrição no Encontro Presencial deste sábado pelo formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/PhN4EotyDKyj7yws7