Trabalho da Assistência Social contribui para transformar jovem aprendiz em universitária

Um sonho cada dia mais real. É com esta frase que a adolescente Emily Luara Rodrigues Garcia, de apenas 17 anos, define a busca incansável em proporcionar uma vida melhor para sua família. Ela faz parte de um grupo de 20 adolescentes do Programa Jovem Aprendiz, que pertence à Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo.

O programa é feito em parceria com o Centro Integração Empresa-Escola (CIEE) e, em todo o Estado, Ribas do Rio Pardo conquistou esta vanguarda que está prestes a ser utilizada por outros municípios sul-mato-grossenses. Para a secretária municipal de Assistência Social Jaqueline Arimura, o Programa Jovem Aprendiz tem colhido bons resultados e o exemplo de Emily Luara Rodrigues Garcia inspira outros adolescentes. O programa trabalha com adolescentes com idade entre 14 e 16 anos e pode ser estendido até 18 anos, com salário de R$ 600 e carteira de trabalho assinada.

Antenada nas informações, a jovem Emily soube por uma amiga do Programa Jovem Aprendiz e não perdeu tempo. Ela se inscreveu e conseguiu a aprovação. A conquista – que encheu a família de orgulho – foi apenas o primeiro sonho a ser realizado. Isso porque logo na sequência Emily se inscreveu no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) no curso de Investigação Forense e Perícia Criminal. Ela foi aprovada e ainda conseguiu uma bolsa integral na Universidade Estácio de Sá com o todo o material do curso incluído.

Hoje, a jovem Emily Luara Rodrigues Garcia vive um sonho real. “As aulas começaram no início deste mês e realmente estou muito feliz junto com minha família, que está me apoiando muito e em incentivando a estudar cada vez mais. Meus pais são muito trabalhadores, mas eles não têm curso superior. Por isso, o sonho não é exclusivamente meu porque todos nós estamos nos esforçando muito. É uma oportunidade que eu preciso e vou honrar com todo o meu empenho”, diz Emily, sem esconder o entusiasmo contagiante.

Disposta a mudar a realidade socioeconômica de sua família, Emily já pensa em se formar e estudar ainda mais em futuros cursos de pós-graduação. Ela disse, ainda, que o curso de Investigação Forense e Perícia Criminal foi sua primeira opção e que esta profissão foi feita para ela. “Eu prestei o Enem em dezembro com fé e deu certo: eu passei e já comecei o curso, que é muito bom. Quando você estuda algo que gosta, o aprendizado flui mais rápido”, analisa Emily.

A mãe Emily, a dona de casa Franciele Rodrigues Menezes, conta que a filha é motivo de orgulho para toda a família. Ela, que também é mãe da pequenina Ana Cecília, destaca que o exemplo de Emily será muito bom a para a irmã caçula, que, quando crescer, viverá uma outra realidade familiar. “Agora estou trabalhando em uma vaquinha para conseguir um notebook para a Emily. Minha filha é um grande exemplo para toda a família e amigos do bairro”, frisa Franciele, que reside no bairro Jardim das Palmeiras II, na área do Campinho.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também