Quem trafegou por Dourados em agosto de 2023 deve lembrar-se de radares encobertos por sacos de lixo. Uma ação de total improviso em equipamentos que foram implantados e nem chegaram a funcionar. A administração municipal havia anunciado o início das operações dos mesmos para julho de 2023 e, depois simplesmente optou por adiar sem nenhum comunicado prévio à população e ‘misteriosamente’ os itens apareceram ‘encapuzados’. Para Marçal Filho, a situação representa total falta de gestão e planejamento e, Dourados merece um trabalho de excelência no segmento.
“A atual administração colocou um monte de radares, dizendo que era para salvar vidas, de repente colocou sacos de lixo em todos eles e depois sumiu com todos os radares, quer dizer, não foi feito um estudo técnico adequado. Na minha administração, tudo será planejado, vamos fazer campanhas educativas, fiscalização e, teremos gente especializada que realmente entenda do assunto. Sabemos como fazer e vamos fazer por amor a Dourados” destaca.
Além da falta de gestão, Marçal destaca o “desrespeito com o cidadão e com o dinheiro público”. No projeto “Experiência Faz a Mudança Certa”, que tem Marçal Filho como candidato a prefeito, e Gianni Nogueira como vice, a prioridade será uma estruturar equipes técnicas em todos os setores para evitar amadorismo nos serviços que impactam diariamente a vida dos douradenses.
O empresário e radialista, que acumula a experiência de quase 40 anos nas funções de deputado estadual, deputado federal e vereador, acredita que as melhorias no trânsito devem ser projetadas com cautela e com projeção futura.
“O que ouvimos dizer muito em Dourados é que o trânsito está horrível, falta sinalização, fiscalização e educação. Esta é uma área muito técnica, temos que pensar o trânsito a curto, médio e longo prazos. Imagine o trânsito de Dourados daqui a 10, 20, 30 anos. Temos que planejar agora” destaca.
Conforme o levantamento de 2023 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul conta com uma frota de veículos de 186.006.
“Os números mostram a necessidade de um olhar técnico e cuidadoso para o segmento, principalmente para agregar na segurança de todos no trânsito, poupando vidas”, finaliza Marçal Filho.