Tecnologia e empreendedorismo jovem contam com aliado de peso na preparação de alunos para o mercado de trabalho do futuro

Evento de Educação Digital do Colégio Visconde de Porto Seguro chega a sua décima primeira edição para estimular o raciocínio lógico de crianças e jovens

São Paulo, maio de 2025 – O futuro do mercado de trabalho é digital, e a educação básica já começa a moldar o perfil dos jovens empreendedores que estarão na vanguarda das profissões do amanhã. Com a ascensão de profissões digitais, como desenvolvimento de software, design de jogos, marketing digital e criação de conteúdo, o domínio de ferramentas tecnológicas, como o Scratch, pode ser um diferencial importante para os futuros profissionais.

“O Scratch costuma ser uma das primeiras linguagens de programação aprendidas por quem empreende na área. Além de ser uma ferramenta divertida, ela ensina a pensar de forma lógica, a criar algo do zero e, principalmente, a trabalhar em equipe para desenvolver projetos”, afirma Alexandre Marcondes, Diretor de Tecnologia e Inovação do Colégio Visconde de Porto Seguro. Para o Diretor, a linguagem de programação também favorece o desenvolvimento da mentalidade empreendedora nos jovens, que estimula a criação de projetos que resolvam problemas reais, como jogos interativos, soluções para educação ou até mesmo propostas para novas plataformas digitais. “Ao fazerem isso, eles estão, desde cedo, começando a entender os desafios e as recompensas do empreendedorismo tecnológico”, garante.

A instituição fundada pela colônia alemã há mais de 145 anos foi uma das pioneiras a abordar o Scratch nas salas de aula no Brasil. Tanto que conta com um evento especial sobre o tema no qual incentiva crianças e jovens a cultivar a mentalidade de inovação e empreendedorismo. O Scratch Day Porto, evento promovido pelo Colégio há onze anos, vai além do ensino de programação, sendo uma plataforma para o desenvolvimento de competências essenciais para o mercado de trabalho digital. Neste ano, o evento será realizado de 9 a 17 de maio em todas as unidades (Panamby, Morumbi, Valinhos e Vila Andrade).

No evento, os alunos não só aprendem a programar, mas também são incentivados a aplicar suas ideias em projetos práticos, desenvolvendo habilidades como criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe, que são fundamentais para o sucesso no mercado de trabalho do futuro. “Ao aprender a programar no Scratch, os alunos são incentivados a desenvolver soluções criativas e inovadoras para problemas do cotidiano, promovendo o pensamento crítico e a capacidade de empreender. Eles estão sendo preparados não só para o futuro do trabalho, mas para o futuro da inovação”, afirma Alexandre.

Outro ponto defendido pelo diretor é que a educação tecnológica está se tornando cada vez mais essencial para jovens que desejam seguir carreiras nas indústrias digitais. “Em um mundo onde a inovação acontece em ritmo acelerado, crianças e adolescentes que têm contato com a programação desde cedo tendem a se destacar. O Scratch Day é uma excelente oportunidade para eles explorarem a criação de soluções tecnológicas de maneira acessível e colaborativa”, finaliza.

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, com campus em São Paulo e Valinhos, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, tanto no Currículo Internacional como no Currículo Bilíngue. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de Exzellente Deutsche Auslandsschule, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola alemã de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista e a da Rede de Escolas Associadas da Unesco. Em 2022, passou a ser reconhecido como uma Escola Internacional, conforme o termo de acordo internacional com o governo da Alemanha.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também