Equipe gestora apresentou o Programa de Integração, Flexibilização e Internacionalização do Currículo
Na manhã desta quinta-feira (29), ocorreu a reunião da Reitoria e Pró-reitoria de Ensino da UEMS com os/as profissionais técnicos/as da Educação Superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para discutir sobre o Programa de Integração, Flexibilização e Internacionalização do Currículo. O evento ocorreu presencialmente em Dourados e teve transmissão ao vivo para as demais Unidades Universitárias.
Participaram também da condução do debate a Pró-reitora de Desenvolvimento Humano e Social, Vania Pereira Morassutti Benatti, e a Diretora de Registro Acadêmico, Delaine Marcia Martinelli.
A vice-reitora da UEMS, Profª. Drª. Luciana Ferreira da Silva, destacou que o evento foi bastante produtivo, pois oportunizou o debate com os profissionais técnicos da educação superior. “Muitas questões foram encaminhadas, o que demonstra interesse da categoria em se envolver no Programa, em olhar para a prática do corpo técnico na operacionalização desse Programa o que para nós é muito importante. Porque o objetivo desse primeiro encontro foi exatamente apresentar a proposta desse Programa de Integração, Flexibilização e Internacionalização do Currículo Universitário, sensibilizar o corpo técnico e mostrar a importância e a relevância da categoria para que de fato a gente possa ter sucesso na implementação desse projeto”, ressaltou Luciana.
O Pró-reitor de Ensino, Prof. Dr. Walter Guedes da Silva, enfatizou que este foi o primeiro evento com o corpo técnico e está ancorado num programa que envolve toda a comunidade acadêmica. A discussão já foi iniciada com o corpo docente no primeiro trimestre, com quatro encontros, sendo três on-line e um presencial, onde foi discutido o porquê e como poderíamos flexibilizar, integrar e internacionalizar o nosso currículo.
“Hoje iniciamos um outro ciclo que agora é com corpo técnico onde o objetivo foi apresentar as ideias iniciais, os motivos, o que nos moveu para a discussão desse programa e possibilidades que podem ser avançadas, analisadas, discutidas e implementadas para que o nosso currículo fique mais ancorado àquilo que a UEMS realmente está demandando, aquilo que os nossos alunos precisam, aquilo que as nossas profissões precisam garantir, sempre com muita qualidade, de forma bastante dialógica. Então nesse sentido o evento com os técnicos têm uma importância ímpar porque os técnicos de todos os níveis conhecem muito bem nossa instituição, têm o papel de extrema relevância e eles precisam trazer a sua bagagem, a sua expertise, a sua experiência, a sua vivência para contribuir com essa nossa discussão, porque o programa ele tá sendo construído, ele não está pronto. Então a participação dos técnicos, ela é fundamental para nos ajudar a pensar, debater e entender as possibilidades que nós podemos encontrar e incorporar dentro dessa realidade social, territorial, regional do Mato Grosso do Sul e da nossa Universidade”, disse o pró-reitor.
A Pró-reitora de Desenvolvimento Humano e Social, Me. Vania Pereira Morassutti Benatti, ressaltou sobre a importância do evento. “Hoje é um dia muito especial! Eu quero agradecer ao professor Walter e a professora Luciana por estar proporcionando aos nossos profissionais Técnicos da Educação Superior em conhecer e saber o que está acontecendo na Instituição em relação ao ensino, a esse Programa Integração, Flexibilização e Internacionalização do Currículo Universitário. Foi bem produtivo e eu espero que nas próximas agendas também possa contemplar todas as atividades de todos os setores de dentro da Universidade”, falou.
A Diretora de Registro Acadêmico, Me. Delaine Marcia Martinelli, ressaltou sobre o trabalho que vem sendo realizado. “Quero agradecer a oportunidade que está sendo dada aos técnicos de participar deste Programa, dessa transformação da nossa Universidade. A DRA está acompanhando, está participando e agora mais do que nunca é um olhar voltado para este futuro que está aí”, disse.
O técnico administrativo, Eder Correia, Chefe da Divisão de Recursos Humanos, destaca que o evento representou uma importante e necessária mudança de postura da alta gestão da UEMS sobre o fazer universitário, frente a um cenário atual da Universidade. “Com base no diagnóstico apresentado, que trouxe dados alarmantes sobre o baixo número de alunos concluintes dos cursos, a gestão trouxe a tona a importância de repensarmos a formação discente por meio de flexibilização do currículo universitário, a fim de tornar os cursos mais atrativos aos alunos, permitindo a eles terem maior autonomia sobre a sua trilha de aprendizagem, até a obtenção do seu diploma. Deste modo, a apresentação de hoje se mostrou importante para que nós técnicos possamos compreender a importância do nosso papel no contexto macro da Universidade, pois sem os alunos e sem a produção acadêmica e científica, não há Universidade”, disse Correa.
A Técnica Administrativa, Heloiza Cristina Holgado, responsável pelo Núcleo de Indicadores e Análise de Dados (NIAD), da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UEMS, enfatizou que a reunião de hoje sobre a forma que está sendo construído este Programa foi muito importante. “Porque nós sabemos que quando há um processo de mudança é imprescindível que todos os atores envolvidos nesse processo de mudanças conheçam, compreendam como está sendo feito essa construção. Como a Vice-reitora Luciana disse muito bem sobre a questão do pertencimento, então por isso que eu verifico que essa reunião de hoje ela foi muito importante porque os técnicos também administrativos eles fazem parte desse processo de mudança e eles tem que compreendê-la, para que eles possam ter esse sentimento de pertencimento”, falou.
Em paralelo a essa agenda com os Técnicos, a equipe está realizando visitas às Unidades para o diálogo sobre uma possível arquitetura educacional em cada Unidade, pautada nos eixos pedagógicos estruturantes do Programa – até o final do ano todas as Unidades receberão a ação. Em 2025, a agenda incluirá os discentes da UEMS e depois a proposta será apresentada aos Conselhos Superiores da Universidade.
“É uma proposta realmente construída por todos. Porque não vai vir de cima pra baixo, não é uma consultoria, não vamos trabalhar nessa perspectiva. A perspectiva é que possamos construir um Programa com base na nossa identidade, na nossa característica e no nosso objetivo institucional. Isso está muito ancorado ao nosso PDI e ao nosso PPI, principalmente no eixo de fortalecimento das graduações”, explicou o Pró-reitor, Walter Guedes.