TCE-MS tem representantes na Rede de Secretários-Gerais de Controle Externo dos Tribunais de Contas

O diretor da Secretaria de Controle Externo (Secex), Eduardo Dionizio, e a auditora de controle externo, Valéria Saes Cominale, são os representantes do TCE-MS na Rede de Secretários-Gerais de Controle Externo (Seconex), que atuará como instância propositiva, consultiva e colaborativa das entidades nos assuntos relacionados ao controle externo. A Seconex foi constituída por meio da Portaria Conjunta nº02/2024 do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

A Rede Seconex contará com um Comitê Executivo liderado pelo secretário Executivo e integrado por representantes da própria Rede e das entidades e um grupo de apoio, com moldes semelhantes, auxiliará nos trabalhos administrativos e operacionais. Entre suas principais competências, a Rede deverá propor e/ou opinar sobre o plano e os direcionadores estratégicos do IRB e da Atricon, apoiar a execução dos projetos estratégicos das entidades voltados ao aprimoramento do controle externo brasileiro e contribuir nas atividades voltadas ao aprimoramento das ações, dos resultados e dos benefícios do Sistema Tribunais de Contas.

 A Seconex deverá, ainda, prestar apoio ao planejamento e a execução de auditorias, de levantamentos e de diagnósticos coordenados e nacionais programados pelas entidades, bem como apoiar a disseminação e a implementação de melhorias nas normas e processos de fiscalização e auditoria nos TCs, alinhadas com os projetos do Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC). Também compete à rede apoiar na elaboração, na disseminação, na capacitação e na implementação de métodos, técnicas e procedimentos modernos de controle externo nas Cortes de Contas, assim como auxiliar na adoção de novas tecnologias, especialmente daquelas apoiadas em inteligência artificial.

Para o diretor da Secex do TCE-MS, Eduardo Dionizio, a Rede Seconex é de fundamental importância para o aperfeiçoamento do sistema de controle externo brasileiro. “É mais um fórum de debate no âmbito da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON que contribuirá em muito para a melhoria da atuação das Cortes de Contas em todo o País. O TCE-MS é integrante da referida rede e acredita no sucesso da mesma”.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também