Estratégia é tendência de crescimento e diversificação no mercado brasileiro
Cada vez mais comum de encontrar em centros comerciais, hipermercados, academias, postos de gasolina e outros tipos de estabelecimentos, um negócio Store in Store, que é um modelo no qual uma loja menor, que pode ser também em formato de quiosque ou stand, opera dentro de outra maior, aproveitando sua infraestrutura e fluxo de clientes.
Esse conceito permite que marcas menores tenham um ponto de venda dentro de um espaço já estabelecido, reduzindo custos operacionais e ampliando a visibilidade.
Marco Lisboa é CEO da 3, 2, 1 GO!, rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagens completas para os parques de Orlando e outros destinos nacionais e internacionais. Com o modelo de negócio home office, que permite que seus franqueados trabalhem em qualquer lugar do mundo, agora ele também lançou o store in store ou quiosque, opção que coloca a marca em lugares estratégicos e com grande circulação de pessoas.
“O formato é vantajoso para ambas as partes: a loja maior agrega valor ao oferecer mais opções aos clientes, e os microempreendedores aproveitam a estrutura e o público já existente. É mais interessante também financeiramente, já que o aluguel do espaço não tem um custo tão alto como o de uma estrutura de uma loja”, disse o CEO de 3, 2, 1 GO!.
O empresário listou, cinco vantagens de abrir um negócio no modelo Store in Store:
Redução de custos
Compartilhar o espaço com outro negócio, os custos com aluguel, infraestrutura e até funcionários podem ser reduzidos significativamente, permitindo um investimento inicial menor.
Maior visibilidade
Estabelecer sua marca dentro de um espaço comercial já consolidado garante um fluxo constante de clientes, aumentando as chances de vendas do seu serviço ou produto.
Sinergia entre marcas
Quando a sua loja está dentro de um comércio com um público-alvo similar, ambas as empresas podem se beneficiar da complementaridade, gerando vendas cruzadas e fidelizando clientes. Por exemplo, um local que tenha um stand de vendas de viagens, uma loja de malas e uma casa de câmbio.
Facilidade de gestão
A administração da loja se torna mais simples, permitindo que o empresário foque na qualidade do atendimento e no crescimento da marca, devido ao espaço ser menor e com custos compartilhados.
Novos mercados
O modelo Store in Store é possível testar novos produtos e mercados, sem um grande investimento. É uma alternativa viável para validar o negócio e a região onde está localizado antes de expandir para lojas independentes. Essa pode ser uma excelente estratégia para marcas que buscam crescimento de forma sustentável e estratégica.
Sobre a 3, 2, 1 GO!
Fundada em 2019, a 3,2,1 GO! é uma rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagens completas para os parques de Orlando e outros destinos nacionais e internacionais. A empresa atua como consultora e cuida de todos os detalhes, desde a emissão de visto e seguro viagem, até passagem aérea e hospedagem, tudo pensado de forma exclusiva e personalizada. A marca visa explorar o potencial do mercado de turismo em expansão e também atua com viagens para empreendedores que buscam fazer estudo de viabilidade de seus negócios fora do país. A rede faturou R$ 4,4 milhões em 2024, tem 60 franqueados no Brasil e no exterior, como Estados Unidos, Nepal e Portugal.