A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) iniciou, na noite de sexta-feira, 4 de julho, as comemorações pelos seus 20 anos de existência com um evento cultural marcante, realizado no cineauditório Wilson Biasotto. A programação contou com apresentações de dois grandes nomes da música sul-mato-grossense: Gilson Espíndola e Gabriel de Andrade, com o show Violão entre Guitarras, e do poeta e ator Emmanuel Marinho, referência da cultura douradense.
O show de abertura foi cedido pela Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Durante a cerimônia, o coordenador de Cultura da UFGD, Gil de Medeiros Esper, agradeceu o apoio dos órgãos estaduais e destacou que este é apenas o primeiro de uma série de eventos comemorativos que celebram o aniversário da instituição.
A noite também foi marcada pela emocionante apresentação de Emmanuel Marinho, reconhecido nacional e internacionalmente por sua atuação como poeta, ator, cantor, compositor e educador. Autor de dez livros e diversos espetáculos que unem música, teatro, poesia e oficinas literárias, Emmanuel é um dos nomes mais representativos da cultura douradense. Durante sua fala, ele lembrou da importância do ambiente universitário em sua vida, desde o antigo Centro de Ensino Universitário de Dourados (CEUD/UFMT), que foi fundamental para o florescimento da vida cultural na cidade, mesmo nos anos difíceis da ditadura. Emmanuel também homenageou o professor Wilson Biasotto, destacando seu papel como incentivador das artes na universidade e sua importância na consolidação da UFGD. “Entre tantas pessoas que contribuíram para a construção desta universidade, Biasotto é uma figura que merece homenageada com o nome deste cineauditório onde celebramos os 20 anos da UFGD”, afirmou.
O reitor da UFGD, professor Jones Goettert, relembrou sua primeira visita a este cineauditório, no ano de 1994, quando ainda era aluno do curso de História da UFMT campus de Rondonópolis. Ele compartilhou a emoção de, três décadas depois, subir ao mesmo palco. “Naquele momento, jamais imaginaria que um dia estaria aqui em cima, como reitor da UFGD. Esta universidade é feita de pessoas, de histórias que se entrelaçam. A UFGD é, verdadeiramente, a federal de cada um de nós”, finalizou.
O espetáculo “Violão entre Guitarras”, apresentado por Gilson Espíndola e Gabriel de Andrade, trouxe ao palco a força da música urbana sul-mato-grossense com arranjos refinados e cheios de emoção. O repertório prestou homenagem a grandes compositores do estado, com destaque para canções de Geraldo Espíndola, Paulo Simões e Geraldo Roca, nomes que marcaram a cena musical entre as décadas de 1960 e 1980. Com violões e guitarras entrelaçados em harmonia, o show conduziu o público por uma viagem sonora pelas raízes culturais de Mato Grosso do Sul.
Programação comemorativa
Durante o evento, a Coordenadoria de Cultura da UFGD anunciou as próximas atrações da série de comemorações aos 20 anos da universidade. Está previsto para agosto, no Parque Antenor Martins (Parque do Lago), um grande show com Péricles, um dos maiores nomes do samba brasileiro, precedido pelo Festival Universa, que reunirá artistas locais e nacionais como Emmanuel Marinho, Lumacê, Bro MC’s, Gianni Torres, Soul Ra e outros.
Em setembro, será inaugurado o novo prédio da Reitoria, com apresentação especial da Orquestra UFGD. No mesmo mês, a cidade de Dourados será palco do retorno do Festival Internacional de Teatro (FIT) de Dourados, com espetáculos premiados no Brasil e no exterior.
A programação dos 20 anos da UFGD ainda inclui a realização da segunda edição da Corrida Novembro Azul e Negro, a Semana do Servidor, o lançamento de uma coleção com 20 livros pela Editora UFGD e a entrega de kits comemorativos para toda a comunidade acadêmica.
Encerrando o ano, em dezembro, será lançado o projeto do Centro de Cultura e Extensão Universitária (CEUD), um prédio cultural onde hoje é a reitoria, retomando o sonho de uma universidade cada vez mais voltada ao diálogo com a sociedade. O evento marcará a apresentação do projeto arquitetônico e das etapas de estruturação do novo espaço.