Senadora Tereza Cristina terá o comando da federação União Progressista no Estado

Os partidos PP e União Brasil concluíram as articulações sobre a formação de uma federação, que será chamada de União Progressista. A decisão vaio ser  anunciada oficialmente na próxima terça-feira (29), às 15 horas no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

A federação partidária é formada por dois ou mais partidos políticos com afinidade programática que se unem para atuar como uma só legenda por, no mínimo, quatro anos. A união entre as agremiações tem abrangência nacional e funciona como um teste para uma eventual fusão ou incorporação envolvendo as legendas que fizerem parte da federação. O acordo prevê rodízio na presidência entre os dois partidos.

Ao juntar forças PP e União Brasil formam um dos maiores blocos do Congresso. Juntos, os partidos somam 108 deputados, formando a maior bancada na Câmara e a terceira do Senado, com 13 senadores.

Em Mato Grosso do Sul e outros oito Estados, o PP terá o comando da legenda, enquanto o União Brasil ficará responsável por outros nove. A senadora Tereza Cristina (PP) terá, portanto, a direção da União Progressista no Estado.

Além da senadora, a federação vai contar no Mato Grosso do Sul com a prefeita de Campo Grande, Adriana Lopes (PP),  o deputado federal Luiz Ovando (PP) e três deputados estaduais: Gerson Claro e Londres Machado (PP) e Roberto Hashioka (União). Na Câmara Municipal de Campo Grande, a Federação terá a maior bancada, com sete vereadores.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também