Segurança alimentar é tema de TCC de agente de merenda de “Escola da Autoria” de Aral Moreira

Atualmente Analice Pereira da Silva é aluna especial do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPGDRS), da UEMS e pretende trabalhar a temática na especialização.

Os estudantes da Escola Estadual João Vitorino Marques, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Aral Moreira estão sendo beneficiados na alimentação escolar, através dos esforços acadêmicos de uma servidora administrativa que não mede esforços para sua evolução profissional.

Analice Pereira com orientadora Eliana Lamberti

Trata-se da técnica em alimentação e nutrição escolar da unidade, Analice Pereira da Silva, 37 anos, servidora efetiva da SED desde 2012, casada, mãe de Laura Furtado Silva, de 14 anos estudante da E.E João Vitorino Marques.

“Conclui o ensino médio em 2003, iniciei ensino superior em 2006, no segundo ano da faculdade fique grávida, minha filha nasceu em 2008 e continuei meus estudos, muitas críticas por ter que estudar, trabalhar e ser mãe, tive muitas dificuldades, morava em Amambai e, as vezes, devido ao trabalho perdia o ônibus, sem janta e sem banho, jubilou, porém consegui terminar os estudos em 2021, neste intermédio, tornei me servidora efetiva (2012) e pude vivenciar a realidade da educação no meu dia a dia, que influenciou na escolha do tema do meu mestrado, na área de segurança alimentar, estou contente e realizada como mãe, esposa e mulher por ter concluído esta etapa ”, afirma Analice, que atualmente reside na zona rural, cerca de 20km da unidade escolar.

Analice concluiu o curso de Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) com o tema central (Trabalho de Conclusão de Curso) – “O Desenvolvimento Sustentável e a Segurança Alimentar”, sob a orientação da professora Eliana Lamberti, na UEMS – Unidade de Ponta Porã. Atualmente é aluna especial do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPGDRS).

Segurança Alimentar

A pesquisa de Conclusão do Curso de Ciências Econômicas de Analice teve por objetivo apreender a questão da segurança alimentar enquanto nova e velha problemática do desenvolvimento. De forma especifica, discutiu-se os fundamentos da sustentabilidade por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável/ AGENDA 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Analice com as colegas de trabalho da EE João Vitorino Marques

A análise das premissas da Agenda 2030 alinha as reflexões e permite concluir que é necessário, além de ter os alimentos disponíveis, que haja uma produção e distribuição dos alimentos de maneira sustentável, isto ocorre através do apoio que é dado aos pequenos agricultores e buscando evitar o desperdício e a produção concentradora de renda.

“Confirma-se que a fome e subnutrição não requerem apenas o aumento da produção de alimentos, e as crises tanto de natureza econômica como ambiental recorrentes agravam o impacto negativo e a situação da população mais vulnerável”, salienta acadêmica.

Segurança alimentar foi temática do TCC da agente de merenda da Escola da Autoria de Aral Moreira

Não basta apenas quantidade, mas sim qualidade e que seja dada as condições legais, institucionais e sociais para que a população tenha acesso aos alimentos que necessita e garantam seus direitos sociais fundamentais. “O crescimento econômico por si só não gera segurança alimentar, é necessário que haja interação na distribuição para que juntamente ocorra o desenvolvimento sustentável”, enfatiza mestranda Analice.

Em breve, o trabalho estará disponível na página do Curso (http://www.uems.br/graduacao/curso/ciencias-economicas-bacharelado-ponta-pora/estagio_tcc). As pesquisadoras destacam também a importância de novas pesquisas em torno dos ODS e seus indicadores para a realidade de Mato Grosso do Sul.

“Não é fácil realizar um sonho. Dificuldades aparecem no meio da caminhada e muitas pessoas desistem de batalhar pelo que almejam, mas, a nossa Agente de Merenda Analice Pereira da Silva é um exemplo de persistência e superação, acaba de se formar em Economia pela UEMS e foi escolhida pela instituição como aluna especial do curso de Mestrado da UEMS, merecedora de todo esforço” finaliza diretor Djalma Santos.

Adersino Junior, SED

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também