Saúde abre 30 novos leitos nesta semana para enfrentamento da Covid em Mato Grosso do Sul

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, abre somente nesta semana 30 novos leitos de UTI exclusivo para o tratamento da Covid-19 em Mato Grosso do Sul. 

No último sábado (12), 10 novos leitos de UTI-Covid entraram em operação no município de Naviraí. Na noite desta segunda-feira (14), 10 leitos de UTI-Covid foram abertos no Hospital da Vida, em Dourados. Já nesta quarta-feira (16) serão abertos mais 10 leitos novos de UTI-Covid no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas. Assim, em 46 dias, o Estado já abriu 60 leitos de UTI-Covid e mais cinco leitos clínicos para o enfrentamento do Coronavírus, em Mato Grosso do Sul.

A ação estratégica faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde junto aos municípios para fortalecer o serviço de alta complexidade no Estado. Todos os leitos devem ajudar os municípios no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e serão financiados com recursos próprios do Governo do Estado.

“Nós estamos acompanhando a evolução da doença em Mato Grosso do Sul e estamos fazendo essas tratativas para ampliar o quantitativo de leitos em nosso Estado. Em Dourados, por exemplo, o município já conta com o reforço de 15 leitos de UTI-Covid que foram abertos no Hospital Evangélico de Dourados no dia 17 de janeiro. Com a abertura destes 10 novos leitos de UTI-Covid no Hospital da Vida, vamos ampliar a oferta de vagas para população da região da Grande Dourados, que passarão a contar com 20 leitos de UTI-Covid”, explica o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

Em razão do aumento de casos de notificação da Covid-19 registrado no Estado, Resende destaca que acendeu o alerta na Saúde. “Por isso, em razão da nossa insistência junto aos municípios, estamos trabalhando para abrir novos leitos em todas as regiões do Estado. Nesta quarta-feira (16), o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora em Três Lagoas passará a contar com mais 10 de leitos de UTI-Covid para atender a toda população daquela região do Estado. Nós temos feito o nosso trabalho e assumido este compromisso de abertura de novos leitos”.

Resende ainda lembra que está seguindo uma determinação do governador Reinaldo Azambuja. “De que não faltem leitos, tanto clínicos quanto de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) a nenhum sul-mato-grossense, o Estado vai custear esses leitos. Assim, estamos garantindo que a população da região seja atendida com o devido respeito”.

Leitos abertos em 2022

Até o momento, o Governo do Estado, totaliza 60 leitos de UTI’s Covid e mais cinco leitos clínicos abertos em seis municípios de Mato Grosso do Sul em 2022. Além dos 10 leitos de UTI’s que foram abertos nesta segunda-feira (14), no Hospital da Vida, em Dourados, mais 10 leitos de UTI-Covid serão abertos amanhã (16), no município de Três Lagoas.

O Estado por meio da Secretaria de Estado de Saúde vem trabalhando a reativação destes novos leitos, assim, no último sábado (11), mais 10 novos leitos de UTI-Covid foram reativados no município de Naviraí.  No dia 17 de janeiro, 15 novos leitos foram abertos para pacientes de Covid no Hospital Evangélico, em Dourados, sendo 10 de UTI-Covid e cinco leitos clínicos.

Em 19 de janeiro, foram ativados pela SES, 20 leitos de UTI-Covid, sendo 10 no município de Amambai e 10 em Ponta Porã.

Além desses, somente neste ano, o Estado, já abriu em Campo Grande, 10 leitos de UTI-Covid no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, totalizando, nesta unidade hospitalar, 28 leitos de UTI-Covid e 39 UTI’s para outras doenças. Todos os leitos abertos são mantidos recursos próprios do Estado, que também garante a manutenção de leitos de UTI nos municípios de Aparecida do Taboado, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Nova Andradina e Paranaíba.

Rodson Lima, SES

Foto: SES

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também