Farmácias são autuadas por venderem medicamentos vencidos

Autor: GLAUCEA VACCARI

11.08.2019

Operação conjunta realizada pela Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon), Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul e a Vigilância Sanitária encontrou irregularidades em três farmácias, como medicamentos com prazo de validade vencido, em Ribas do Rio Pardo.

Fiscalização foi realizada nos dias 7 e 8 deste mês em quatro farmácias do município, sendo que em apenas uma delas não foram encontradas irregularidades.

Nas demais unidades, os órgãos de fiscalização encontraram e descartaram vários produtos, por estarem com prazo de validade vencido, não conterem informações essenciais, venda fracionada fora do padrão de comercialização e, ainda, vencidos e armazenados no interior da farmácia.

No total, foram descartados 224 itens, entre medicamentos, produtos de beleza, cosméticos, absorventes higiênicos, fraldas descartáveis para adultos e esparadrapos.

Também foram constatadas a falta de exemplares do Código de Defesa do Consumidor para acesso ao público, falta de  atendimento preferencial, informações sobre os direitos do consumidor ao troco, entre outras normas.

Em uma das farmácias, a irregularidade foi agravada pela falta de profissional técnico, o farmacêutico, o que, somado aos outros problemas, levou a Vigilância Sanitária e o Conselho de Farmácia a interditar o estabelecimento até que as irregularidades sejam sanadas.

Fonte: Correio do Estado

Voltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

(67) 99968-0055

© 2019 Diário MS News. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: