Saiba como agir em caso de incêndio e fumaça nas estradas

Especialista em segurança viária detalha medidas de segurança para evitar acidentes nessa época do ano

O Brasil vive uma das maiores secas de sua história e fechou o mês de agosto com maior ocorrência de queimadas dos últimos 14 anos: 68.635 focos de incêndios. A combinação da seca extrema com a ação criminosa do homem não é perigosa apenas para o meio ambiente, mas também para a segurança viária. O aumento da ocorrência de incêndios em todo o Brasil tem o potencial de causar graves acidentes. Dirigir pelas estradas brasileiras nesta época do ano requer atenção redobrada e adoção de cuidados simples que salvam vidas.

Alysson Coimbra, diretor da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (AMMETRA), alerta que a fumaça e as partículas suspensas no ar decorrentes das queimadas reduzem drasticamente a visibilidade, diminuindo o tempo de reação a obstáculos na pista, o que pode provocar acidentes graves. “Ocorrências em situações como estas são potencialmente graves por causa do risco das colisões em série, os chamados engavetamentos”, explica Coimbra.


PRF monitora incêndio nas proximidades de rodovia

Para tornar a direção mais segura ao passar por áreas com incêndio e fumaça, o especialista elenca algumas medidas. “Ao se deparar com fumaça na estrada, é fundamental reduzir a velocidade para garantir maior controle do veículo. Mantenha os faróis de neblina acesos se o seu veículo os possuir, evitando o uso do farol alto, que pode refletir na fumaça e piorar a visibilidade”, enumera. 

Feche todas as janelas do carro para evitar a entrada de fumaça e proteger a saúde dos ocupantes. “Se possível, pare o carro em um local seguro antes de entrar na área de fumaça, como no acostamento ou em uma marginal. Utilize qualquer meio de sinalização para alertar os veículos que vêm atrás sobre a presença de fumaça na estrada”, detalha Coimbra. 

O diretor da Ammetra orienta que o motorista não entre em áreas onde a visibilidade é muito baixa pois o fogo é imprevisível e pode causar acidentes graves. “Após passar pela área de fumaça, pare em um local seguro e acione os serviços de urgência e emergência para relatar a situação”, acrescenta. 

Manutenção Preventiva

Além das medidas imediatas, é importante manter a manutenção preventiva dos veículos em dia, especialmente nas lanternas dianteiras e traseiras. “A sinalização é fundamental para evitar acidentes em série. Caminhões devem ter faixas de sinalização lateral para facilitar a visualização. E, claro, nunca jogue objetos pela janela do veículo, como bitucas de cigarro e latas, que podem iniciar novos incêndios”, completa o especialista.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também