De um lado, as oportunidades. De outro, quem busca uma colocação no mercado de trabalho. Nesta sexta-feira (20), o Bioparque Pantanal foi palco para o encontro entre empregadores e candidatos durante a rodada de empregabilidade PCD. A iniciativa é da Funtrab, em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência.
Com a pasta em mãos recheada de certificados, currículo e documentos pessoais, Janice Lima Siqueira, de 39 anos, esperava sua vez de se cadastrar. Com experiência na área administrativa, Janice, que é surda, sonha em conseguir um emprego.
“Já trabalhei como instrutora de crianças, na área de administrativo e já fui secretária em hospital. Estava fazendo faculdade de Administração, mas parei. Ano que vem vou voltar, porque é a parte que combina comigo mesmo”, conta.
Já no estande de um possível empregador, o bacharel em Direito Wander Godoy, de 40 anos, recebe as orientações sobre como proceder à espera da entrevista de emprego. Com experiência em administrativo, Wander que tem uma limitação nas pernas devido à paralisia infantil, tem o sonho de ingressar no serviço público.
“O meu objetivo mesmo é na parte de concursos, mas como estou desempregado no momento, preciso de uma vaga PCD”, relata.
Para a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, pasta ligada à Secretaria da Cidadania, Telma Nantes de Matos, falar de empregabilidade para pessoas com deficiência é observar o que este público tem para entregar.
“O Estado de Mato Grosso do Sul está desenvolvendo ações transversais para que haja empregabilidade das pessoas com deficiência, e com isso vem a capacitação, a assistência social, direitos humanos, educação e cidadania, todos juntos trabalhando para que a empregabilidade seja uma realidade aqui”, ressalta.
A data escolhida para a rodada coincide com a véspera do dia 21 de setembro, quando se comemora no Brasil o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Como uma luta permanente, a data representa o nascimento e a renovação da luta destas pessoas, bem como suas reivindicações pelas políticas de inclusão.
“A inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho proporciona a esse público maior autonomia financeira, novas relações sociais e perspectivas de vida”, ressalta a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi.
Padrinho afetivo da ação, o campeão paralímpico Yeltsin Jacques esteve presente na rodada e ressaltou a importância de trabalhar pela empregabilidade das pessoas com deficiência.
“Queria fazer um agradecimento especial a cada um que está aqui hoje dos recursos humanos das empresas, que estão vendo essa visão e acreditando em nós, acreditando na pessoa com deficiência. Incluir a pessoa com deficiência é fundamental, mas mais importante é mostrar as capacidades que essas pessoas têm de transformar o ambiente e agregar valor. O maior desafio hoje é demonstrar o valor que podemos somar”, ressalta Yeltsin.
A rodada reuniu 20 empresas empregadoras que disponibilizaram, durante o evento, 133 vagas específicas para pessoas com deficiência. Para os candidatos que não puderam comparecer, os interessados podem se cadastrar na Funtrab, e serem atendidos no Serviço Social. A Funtrab fica na Rua 13 de maio, 2.773 – Centro e atende das 7h30 às 17h.