Reitoria da UEMS visita municípios que integram a Rota da Celulose do MS

Nos dias 12 e 13 de agosto, comitiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) visitou os municípios de Ribas do Rio Pardo e Água Clara numa rodada de visitas técnicas a espaços vinculados ao curso de Tecnologia em Silvicultura, que visa formar profissionais qualificados para atuação junto às indústrias que compõem a chamada Rota da Celulose no Estado de MS.

O reitor Laércio Alves de Carvalho, esteve acompanhado de grupo de docentes da Unidade da UEMS/Aquidauana, integrantes do curso de Engenharia Florestal, Drs. Ana Paula Câmara, Diego Pierre de Almeida e Allan Mota, coordenador do curso, acompanhado do gerente de Unidade, prof. Dr. Thiago Pasquetti. Também estiveram presentes na visita os profs. Drs. do curso de Medicina da UEMS, Antônio Grande e Ruberval Maciel que apresentaram possibilidades de parceria de atendimentos à população dos municípios em relação por meio de um projeto inovador voltado à telemedicina, coordenado pela profa. Alessandra Machado.

A caravana da UEMS visitou inicialmente a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, uma vez que é neste município que será ofertado já no primeiro semestre de 2025 um novo curso de Tecnólogo de Silvicultura, a exemplo do que já está em vigência no município de Água Clara. O reitor da UEMS, junto à comitiva da instituição, visitou duas unidades escolares de modo a conhecer a infraestrutura que acolherá os acadêmicos deste curso.

Tratativas para oferta do curso em Ribas do Rio Pardo entre comitiva da UEMS, liderada pelo reitor Laércio de Carvalho, e integrantes da Empresa Suzano.

Na última quinta-feira (8) foi instituída comissão para estudar a viabilidade de criar o curso em Ribas do Rio Pardo. A comissão tem prazo de 60 dias, prorrogáveis, para apresentação de o relatório, inclusive financeiros. A estimativa é de que sejam ofertadas entre 45 e 50 vagas para acadêmicos e acadêmicas se formarem tecnólogos em produção de silvicultura. A viabilidade deste curso é uma construção conjunta da UEMS com a Prefeitura municipal, a empresa Suzano, e o Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Educação.

“A UEMS é uma Universidade que tem se voltado, cada vez, para questões de resoluções de ordem prática para a sociedade. Somos uma instituição que oferta formação de profissionais qualificados, com longo histórico junto às licenciaturas e aos bacharelados. E, visando atender as demandas do Mato Grosso do Sul que, com certeza, resultarão em desenvolvimento local, a Universidade assume o protagonismo na oferta destes cursos tecnológicos para atendimento da Rota da Celulose”.

A UEMS possui atualmente 15 unidades físicas em diversos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, com a oferta de cursos presenciais. A instituição ainda atua em 13 polos de Educação a Distância, em convênio com a Universidade Aberta da Brasil (UAB), nos quais são ofertados opções de graduações e pós-graduações na modalidade EAD. Neste cenário, a UEMS se consolida como a universidade pública com maior estrutura disseminada no MS, ofertando mais de 70 graduações, 15 especializações, 17 mestrados e 4 doutorados.

Parcerias são essenciais para oferta de cursos fora de sede

Como forma da Universidade propor resoluções de formação de profissionais qualificados no atendimento de demandas regionais, a atual gestão da UEMS tem repensado a oferte de cursos denominados “fora de sede”, que são quando a Universidade estabelece parcerias junto a prefeituras e demais entidades, instituições e/ou empresas interessadas na oferta de cursos estratégicos.

“Cursos como bacharelado em Direito, Tecnólogo em Agroecologia voltado à agricultura familiar, bacharelado em Enfermagem já foram ofertados em parcerias com outras prefeituras. É somente por meio de parcerias estabelecidas que a viabilidade destes cursos se torna possível. E os profissionais formados sempre vão impactar positivamente o desenvolvimento local. Nessas ocasiões, a Universidade assume um papel ativo na oferta de soluções para as demandas regionalizadas”, informa Laércio de Carvalho.

O curso de Tecnólogo em Silvicultura a ser ofertado em Ribas do Rio Pardo tem por modelo o que se encontra em vigência em Água Clara. Neste município, a oferta foi viabilizada por um trabalho conjunto da UEMS com a empresa MS Florestal, a SED/MS e a prefeitura. Em Ribas, o caminho a ser seguido é praticamente o mesmo, desta vez, tendo a empresa Suzano por parceira empresarial e a prefeitura local.

Visita da comitiva da UEMS e representes da Suzano à uma unidade escolar em Ribas do Rio Pardo/MS para verificar infraestrutura de salas de aula que receberão futuros ingressos no curso de Tecnologia em Silvicultura.

“A parceria estabelecida entre a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo e a UEMS em Ribas do Rio Pardo é um motivo de alegria, especialmente sabendo da importância do trabalho desta universidade no interior do Estado de Mato grosso do Sul. A oferta deste curso tecnológico colabora com o desenvolvimento local, de formação de mão de obra e de tecnologias para a cidade e para indústria. Destaco ainda que o importante é que as pessoas que aqui residem e continuarão desenvolvendo nosso município e transformando a economia, a partir dessa formação superior ofertada em parceria junto da UEMS”, destaca o secretário de Educação de Ribas do Rio Pardo, Nizael Flores de Almeida.

Em Água Clara, a comitiva da UEMS visitou a turma composta por 40 estudantes do curso de Tecnologia em Silvicultura, que estão em aula desde o último dia 30 de julho de 2024. A previsão é que a formatura ocorra no segundo semestre de 2026. Nesta visita, o reitor da UEMS reforçou que a educação transforma vidas e leva o desenvolvimento humano, social e econômico aos formados e suas famílias.

Empolgação marca o espírito da turma do curso de Tecnólogo em Silvicultura ofertada pela UEMS, em parceria com a MS Florestal, SED/MS e Prefeitura de Água Clara.

“De 29 mil alunos que terminam o ensino médio no MS, somente 9 mil ingressam no ensino superior. A oportunidade que vocês têm aqui deve ser levada muito a sério e, estou certo de que essa formação vai resultar em muitas oportunidades na vida de vocês. Acreditamos na educação, tanto que o slogan de nossas últimas Campanhas do Vestibular, trabalhada pela nossa Diretoria de Comunicação Social, foi a frase ‘UEMS Transforma Vidas’. Nada é mais verdadeiro que isso. Não desistam, persistam e espero encontrar todos e todas aqui na formatura dessa turma, que é muito importante para nós”, disse o reitor da UEMS.

Depoimentos de alunos do Curso em Água Clara

“Sou manejador de mudas na MS Florestal e pretendo crescer com os conhecimentos oferecidos nesse curso ofertado pela UEMS. Quero aprimorar na empresa que eu trabalho num ramo que está crescendo de modo gigante no Estado. Não quero ser apenas um dado numa estatística de porcentagem, quero ter destaque na minha área de atuação”, disse Bruno Bacin, 19 anos.

“Vejo essa oportunidade como uma melhora em minha vida, tanto pessoal quanto financeiramente. Quero alcançar um cargo e ganhar um pouco a mais e ofertar à minha família, futuramente, uma chance dela também estudar. Sou grata a Deua, à minha família e à UEMS por estar neste curso de Tecnólogo em Silvicultura”. Ana Carolina Domingos, 24 anos.

Alunos do curso de Tecnólogo em Silvicultura (sentido horário): Maiara, Gilmar, Bruno e Ana Carolina. As entrevistas foram coletadas na Escola Municipal Márcia Cristina Fioratti Javarez, em Água Clara/MS.

“Sou aluno do curso aqui em Água Clara e gostaria de registrar meu agradecimento junto à UEMS e MS Florestal pela oferta dessa formação de nível superior. O curso de tecnólogo é uma conquista pra o município de Água Clara e já estou na expectativa de formatura para 2026”, reforça Gilmar dos Santos, 34 anos.

“Tive muitos desafios, mas consegui ingressar na lista de aprovados. Eu espero poder aprender muito com este curso  e aplicar tudo o que for possível na realidade do meu trabalho na MS Florestal”, informa Maiara Isabelly, 25 anos.

Visita técnica à estrutura da MS Florestal

Na terça-feira (13) a comitiva da UEMS conheceu a sede administrativa da empresa MS Florestal, localizada no município de Água Clara. Posteriormente, a equipe da universidade conheceu a estrutura e logística da empresa no viveiro de mudas, situada num complexo em região rural da cidade. A MS Florestal é uma empresa sul-mato-grossense que fortalece as atividades de operação florestal do Grupo RGE no Brasil, com ênfase na silvicultura, desde o plantio do eucalipto até a manutenção da floresta. A MS Florestal é comprometida com a filosofia empresarial dos 5Cs, de que tudo o que fazemos deve ser bom para a Comunidade, para o País, o Clima e para o Cliente e só então será bom para a Companhia.

A visita técnica foi conduzida pelos Analistas de Relações Institucionais, Débora Matos e Fábio Taloni, que conduziram o grupo da UEMS por todo o processo de produção de mudas da MS Florestal. No complexo do viveiro, a visita técnica foi guiada pelo Coordenador do espaço, Gilvan Cruz. A experiência trouxe uma contextualização do gigantismo e das possibilidades de expansão e importância estratégica da área de Silvicultura na Rota da Celulose no Estado de MS. 

Comitiva da UEMS conhecendo a estrutura da MS Florestal, instalada no município de Água Clara/MS. O gigantismo da estrutura na produção de mudas confirma cenário de expansão do ramo no Estado.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também