PSD pode perder três prefeituras para o PSDB e ainda ficar sem o prefeito da Capital

O PSDB do governador Reinaldo Azambuja, principal patrocinador da pré-candidatura ao governo, do secretário de Estado da Infraestrutura, Eduardo Riedel, pode conquistar, nos próximos meses, três prefeitos do PSD, sigla do também pré-candidato Marquinhos Trad. 

Se isso ocorrer, ocorrer o partido que abriga a família Trad ficaria somente com a prefeitura de Campo Grande, ocupada no momento por Marquinhos, que também se coloca como pré-candidato ao governo. (Se Marquinhos tiver coragem de renunciar, PSD ficará sem prefeitos em MS)

Os tucanos querem que as prefeitas de Água Clara (Gerolina), Fátima do Sul (Ilda Machado) e o prefeito de Juti (Gilson Cruz), eleitos em 2020 pelos PSD, virem a casaca, abandonem o partido e assinem a ficha de filiação no PSDB .

É possível que isso ocorra até abril, mês-limite da troca de siglas, estratégia conhecida como janela partidária.

Dirigentes tucanos até admitem a investida pela conquista dos três prefeitos, no entanto, quando notam que o assunto será tratado em reportagem, recuam. “Depois falamos disso”, despistou um deles.

Nas últimas notícias municipais, o PSDB garantiu a reeleição de Azambuja e a eleição de 35 prefeitos, quase a metade das 79 cidades de Mato Grosso do Sul.

O PSD, conquistou como três prefeituras do interior do Estado e a reeleição de Marquinhos. No meio do caminho, os tucanos perderam o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, para o Podemos, mas deve recuperar o posto em breve, pois ele negocia seu retorno ao PSDB.  

Se conquistadas as filiações dos três prefeitos, que ainda não se manifestaram publicamente seus desejos por mudanças de partidos, Marquinhos, o pré-candidato do PSD, ficaria sem o apoio de um mandatário municipal, para a capital.

Marquinhos Trad foi eleito para chefiar a prefeitura de Campo Grande até dezembro de 2023. E caso queira se candidatar ao governo, terá de deixar o Executivo da Capital até 2 de abril do ano que vem. 

Trad tem apostado em pesquisas de intenção, em que ele aparece bem avaliado, puxado pelos votos da capital.  

Aparecem na lista dos partidos que domInam mais prefeituras e MS, além do PSDB, o DEM (15), o MDB (9) e o PP (5).

A prefeita de Fátima do Sul, Ilda Machado, que ainda não comentou a hipótese da troca de partido, é mulher do deputado estadual Londres Machado, um dos caciques do PSD.

Nesta semana, o parlamentar que já ocupou 11 mandatos na Assembleia Legislativa, mesmo sabendo da pré-candidatura de Marquinhos, fez elogios ao candidato do PSDB, durante o evento em Mundo Novo, ao lado de Riedel e Azambuja.

No dia seguinte, Marquinhos admite que pode ser que Londres pode deixar o PSD.

OUTRO CASO
O PSDB tenta também uma refiliação do prefeito de Corumbá, de Marcelo Iunes, hoje no Podemos.

Iunes disse ter ido para o Podemos desde que a sigla apoiasse candidato do PSDB ao governo estadual.

Como o partido anunciado preferência pela pré-candidatura da deputada federal Rose Modesto, que é do PSDB, mas pode abandonar o partido em abril, Iunes resolveu recuar e deve retornar ao tucanato.

Teoricamente, o prefeito corumbaense está sem partido.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também