INSS: será mais difícil pedir benefício nas agências em 2020; Entenda

Com fechamento de agências, concessões devem ficar ainda mais lenta

29.12.2019

A partir de julho de 2019, diversos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram liberados para que o segurado faça sem precisa sair de casa, seja através do telefone 135, aplicativo e site Meu INSS.

Segundo o presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira, o órgão vai cortar 50% da estrutura administrativa do instituto e, até junho de 2020, vai fechar quase metade das 1.200 agências por todo o país.

Mesmo investindo em tecnologias nos últimos anos, o órgão não deve pensar que isso é suficiente a ponto de encolher o serviço ofertado à população, uma vez que o perfil do beneficiário da seguridade são, em maioria, trabalhadores urbanos, rurais e assistenciais. Boa parte dos urbanos são pessoas humildes, com baixa escolaridade e pobres, que precisam de orientação.

Hoje, a fila de espera para a aposentadoria já demanda meses. Se o enxugamento ocorrer ainda mais, o engarrafamento dos pedidos de concessão ou revisão de benefícios pode piorar com ausência de pessoas para análise.

Digitalização é fundamental para combater fraudes, diz Presidente

A partir de julho de 2019, diversos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram liberados para que o segurado faça sem precisa sair de casa, seja através do telefone 135, aplicativo e site Meu INSS.

Segundo o presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira, o órgão vai cortar 50% da estrutura administrativa do instituto e, até junho de 2020, vai fechar quase metade das 1.200 agências por todo o país.

Mesmo investindo em tecnologias nos últimos anos, o órgão não deve pensar que isso é suficiente a ponto de encolher o serviço ofertado à população, uma vez que o perfil do beneficiário da seguridade são, em maioria, trabalhadores urbanos, rurais e assistenciais. Boa parte dos urbanos são pessoas humildes, com baixa escolaridade e pobres, que precisam de orientação.

Hoje, a fila de espera para a aposentadoria já demanda meses. Se o enxugamento ocorrer ainda mais, o engarrafamento dos pedidos de concessão ou revisão de benefícios pode piorar com ausência de pessoas para análise.

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Fonte: Notícias . Concursos

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