Os policiais militares ambientais resgataram a mãe e o filhote tamanduá-bandeira que estava no seu dorno em propriedade rural de Naviraí, ontem (27). A mãe apresentava sinais de intoxicação por veneno de formiga, fraca andava cambaleando e com dificuldade.
Trabalhador da fazenda informou aos policiais que viu a fêmea andando com dificuldade, “cambaleando” e aparentava estar doente.
A mãe da espécie Myrmecophaga tridactyla (tamanduá-bandeira) levava o filhote em seu dorso.
A equipe da Polícia Militar Ambiental após acionada se deslocou a fazenda, situada a 22 km de Naviraí, para resgatar os animais.
Mãe e filho foram colocados em caixa de contenção, “sem expor a risco de lesão os bichos”, diz trecho da nota enviada à imprensa.
Os animais foram levados para a fazenda Green Farm CO2 Free, em Itaquiraí, para serem atendidos por médico veterinário. No local, há um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), considerado com estrutura para dar atendimento veterinário aos animais silvestres. A propriedade rural também recebe animais resgatados pela PMA.
Em nota, a assessoria da Polícia Militar Ambiental informou que ao serem consultados pelo médico veterinário, foi constatado que os animais teriam “sido intoxicados pela ingestão de veneno de formigas ou cupins, base da alimentação dos tamanduás, ou outro material contaminante em algum local durante a migração na busca de alimento”.
Os animais vão ser acompanhados também pelo Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), de Campo Grande, reabilitados, devem retornar à natureza.
Correio do Estado