O plantio é uma das etapas mais importantes em todo o processo produtivo. E na agricultura moderna, com produção em grandes áreas, evolução constante da tecnologia, variedades cada vez mais produtivas, o cuidado com o plantio está recebendo cada vez mais atenção dos agricultores. Neste cenário, um termo super em alta entre os envolvidos com essa operação é a Plantabilidade.
De acordo com o coordenador de treinamentos da Trimble Agricultura no Brasil, Bruno Sartori, o termo contempla uma série de práticas e tecnologias para realizar o plantio de forma precisa, com a semente no lugar certo, na profundidade ideal e na quantidade correta, o que é perfeitamente possível em tempos de agricultura de precisão.
“Plantabilidade é, em linhas gerais, obter uma uniformidade na distribuição das sementes e sabemos que isso é um desafio na hora do plantio. O ideal sempre é realizar o plantio minimizando a quantidade de duplas e falhas, pois quando eu tenho uma semente dupla no campo, por exemplo, eu vou ter duas plantas e uma irá competir com a outra. Ao mesmo tempo, não posso ter falhas, pois cada semente que eu deixo de jogar, é uma perda considerável na hora da colheita. Logo, sabemos que tudo isso faz muita diferença na produtividade da lavoura e no bolso do produtor”, ressalta.
Para obter a boa produtividade na lavoura, a plantabilidade eficiente proporciona uma emergência mais uniforme e mais homogênea das plantas. “Ao utilizar o espaçamento adequado entre plantas, já se evita a competição por nutrientes, água e luz, o que proporciona o desenvolvimento vigoroso das culturas”, explica.
Outro ponto ressaltado por Sartori é a economia de insumos como sementes e fertilizantes ao fazer a semeadura precisa, e a otimização de recursos com a possibilidade de personalizar a semeadura de acordo com o solo e as variedades cultivadas.
Soluções tecnológicas
Hoje, existem inúmeras soluções com a finalidade de proporcionar a boa plantabilidade, para todos os níveis de tecnologia do produtor – seja iniciante, médio ou avançado. Algumas soluções mostram para o operador, em tempo real, as informações sobre o plantio como velocidade, falhas, duplas, população, e permitem que ele tome as melhores decisões para que o plantio seja o melhor possível.
Outra possibilidade é o responsável pela operação acessar estas informações sincronizadas através de um software de gerenciamento via internet ou mesmo coletar os dados após cada dia de trabalho. Na Trimble, por exemplo, a solução de plantio permite ao agricultor realizar o controle da taxa de aplicação, o controle da seção e o monitoramento da semente. “Com a nossa solução de plantio é possível gerar mapas de cobertura em tempo real, eliminar falhas e sobreposições, ligando e desligando as seções conforme a necessidade de monitorar e analisar, em tempo real, a distribuição, população e espaçamento das sementes”, frisa o coordenador de treinamentos.
Existem inúmeras tecnologias para contribuir para um plantio eficiente e produtivo, no entanto, nada substitui premissas básicas na hora de plantar, tais como o uso de sementes de boa procedência, a dessecação bem feita, a regulagem e a manutenção preventiva dos maquinários. “Mas a dica de ouro em torno de todos os cuidados na hora é plantar, é ter pessoal treinado para utilizar a tecnologia existente”, finaliza Sartori.