Papy entrega título Cidadão Campo-grandense a empresários que contribuíram com desenvolvimento econômico da Capital 

O título Cidadão Campo-grandense é uma das maiores honrarias da Câmara Municipal dedicado a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Capital. O vereador Papy (PSDB) escolheu dois empresários que ajudaram no desenvolvimento econômico de Campo Grande para serem homenageados.

Huang Chi Yung, conhecido carinhosamente como Tommy, chegou no Brasil em 1972, onde trabalhou no frigorífico de aves “Avipal” como chefe de manutenção, usando a experiência em manutenção de equipamentos adquirida na Marinha. Em 1979, mudou-se para Campo Grande para trabalhar com alguns amigos em restaurantes como “Churrascaria Magestic”, “Círculo Militar” e “Terraço Cosmos”.

Mas no ano seguinte, Tommy comprou o “Restaurante China”, localizado atualmente na Rua Pedro Celestino. O empresário buscou arquitetos chineses para criarem o prédio do estabelecimento que tem a decoração tipicamente chinesa. Quando estava em funcionamento, os cozinheiros aprimoravam a experiência culinária no país oriental. Atualmente, o restaurante está fechado.

Em 2012, Huang abriu em sociedade a “Cozinha da China”, localizada no Shopping Campo Grande. Essa sociedade acabou poucos anos depois, mas as atividades do restaurante permanecem.

“Um restaurante chinês promove o intercâmbio cultural ao introduzir elementos da cultura chinesa, como tradições culinárias e decoração temática. Isso enriquece a compreensão e o apreço pela diversidade cultural, além de impulsionar o desenvolvimento econômico nesta Capital”, defendeu Papy.

Outro homenageado foi Mário Gazin, que mandou um representante. O empresário nasceu no interior de São Paulo, mas mudou-se para o Paraná ainda no colo de sua mãe, Laurinda. Embora ajudasse o pai na lavoura de café, que era o principal ganha-pão da família, Mário viu uma oportunidade de trabalhar em uma loja de móveis.  O dono dessa loja resolveu vendê-la porque os negócios não iam bem. Sem dinheiro, Mário negociou o carro do pai e no dia 13 de dezembro de 1966, nascia a Gazin.

De uma pequena loja inaugurada há 58 anos em Douradina, no interior do Paraná, a Gazin se transformou em uma das maiores empresas do Brasil, com mais de 300 lojas de varejo. Em Campo Grande, são seis lojas que oferecem uma ampla variedade de produtos, desde móveis e eletrodomésticos até eletrônicos. 

“As lojas contribuem de maneira multifacetada para a economia local, desde a criação de empregos até a promoção de um ambiente comercial competitivo”, afirmou Papy.

O vereador ainda homenageou a diretora de operações da Semalo, Adriana Sato, que não pode comparecer na sessão solene dessa quinta-feira (22). Com formação em medicina do trabalho, ela atua na área de gestão de pessoas, implementação/avaliação de perfil, mapeamento de processos, desenvolvimento de procedimentos operacionais, desenvolvimento de indicadores, desenvolvimento de metas individuais e coletivas, implantação de software de gestão, Implantação 5S, desenvolvimento de auditores internos e desenvolvimento de novos produtos.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também