Organizações sociais de Corumbá promovem passeata na sexta-feira para chamar atenção para a cultura de doação 

Na sexta-feira (11), a partir das 14h, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, Cidade Dom Bosco, Cripam/Caij e Instituto Novo Olhar se unem em uma passeata para chamar atenção para a cultura do doar. 

Neste mês, é comemorado o Dia de Doar, uma iniciativa mundial para promover a generosidade. É uma mobilização que promove um país mais solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. 

No Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos em 2012. Desde 2014, o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 85 países participando oficialmente. 

Em Corumbá, a intenção das instituições beneficiadas pela data é justamente chamar atenção para o movimento. “Todos nós podemos defender uma causa, acreditar que podemos transformar a sociedade, esse dia é uma oportunidade de fazermos parte dessa transformação e impactar a nossa cidade estando ao lado das Organizações da Sociedade Civil que desempenham um importante trabalho”, afirma Márcia Rolon, diretora executiva do Moinho Cultural. 

Para o coordenador da Cidade Dom Bosco, Fernando Melgar, a passeata é uma forma de apresentar também o Dia de Doar a quem ainda não conhece a iniciativa. “Muitas pessoas ainda desconhecem que existe uma campanha para fomentar a cultura de doação no Brasil. Por isso, queremos levar esta mensagem a todos os corumbaenses”, explica. 

A Cripam atende 600 crianças atualmente e, segundo o educador Dilson Vilalva Esquer, todo tipo de ajuda é importante. “As doações colaboram à medida que nos dão a condição necessária para aquisição de algum bem ou para realizar algum serviço/evento para os nossos protegidos. Isso é claro quando falamos em doação monetária. Porém, existem outros tipos de doações que as pessoas podem fazer, como o voluntariado que se torna uma colaboração física muito valiosa”, afirma Esquer. 

O fundador do Instituto Novo Olhar, Edinaldo Souza Neves, afirma que este é um momento importante, que reúne grandes organizações sociais do município em prol de uma causa só. “Estamos junto com o Moinho para despertar o interesse da população corumbaense para este momento”, garante. 

A passeata sairá da frente da rua Frei Mariano, em frente ao Clube Riachuelo, entre as ruas Cabral e Colombo. 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também