Dia das Mães: ao completar 100 anos, dona Maria diz que falta mais amor ao próximo

Autor: Leonardo Cabral

11.05.2019

“Muita gente nova Deus já chamou e eu tenho a felicidade de estar aqui, chegar nessa idade e poder ver minha família crescer”. Essas são palavras de Maria Bezerra Messias, que é só felicidade, pois além de celebrar nesta sexta-feira, 10 de maio, um século de vida também vai comemorar junto a sua família mais um Dia das Mães. Tímida, mas bem disposta, dona Maria diz estar em um momento feliz, pois não é todo mundo que faz 100 anos de vida, ainda mais próximo ao Dia das Mães, celebrado no domingo, 12 de maio, o que se torna um presente para ela, mãe de 13 filhos, e para os próprios filhos que hoje constituíram família. 
 
“Tudo o que vivo hoje, é pela graça de Deus e agradeço por ele estar consentindo chegar nessa idade. É uma bênção estar aqui e poder passar mais um Dia das Mães com toda minha família”, disse ao Diário Corumbaense, a aniversariante do dia.
 
Dona Maria chegou a Corumbá com 16 anos, em meados de 1933/1934. Veio da cidade de Anadias, Alagoas, juntamente com os oito irmãos e a mãe. Aqui um tio os aguardava. “Viemos para cá logo após a morte do meu pai, que em nossa cidade natal trabalhava na roça. Assim, que meu tio soube da morte, pediu para minha mãe vir para Corumbá, junto com os filhos e então ela resolveu aceitar”, lembrou.
 
Após um tempo, aos 16 anos e nove meses, bem frisado pela aniversariante, ela conheceu o único esposo, Antônio Messias (já falecido), que era seu primo, e se casou dando início à formação da família Messias em Corumbá. “Meu primeiro filho tive aproximadamente com 18 anos. Ao todo foram 13 bênçãos em minha vida e tenho a alegria de estar aqui para celebrar com eles a felicidade de completar mais um ano de vida”, mencionou Maria Messias.

Indagada sobre o que mais sente falta da juventude, dona Maria disse ter poucas lembranças, pois foi um período muito difícil em sua vida. “Me recordo de poucas coisa boas, como os meus pais que nos colocavam para rezar, de algumas brincadeiras com meus irmãos e do meu pai, que a gente obedecia. Eram outros tempos e hoje, é tudo mudado, a juventude tem mais liberdade”, frisou. 

Mesmo com a idade, ela faz questão de afirmar que se deixar, faz todos os serviços como antes. “Eu fazia todos os serviços de casa, mas agora, minhas filhas não me deixam. Gosto muito de ir à Igreja, mas preciso de alguém para me acompanhar e quando dá a minha filha me leva, mas nunca deixo de rezar”, declarou dona Maria salientando que adora comer de tudo. “Como de tudo, graças a Deus não tenho nenhum problema”, falou ao destacar que adora tomar uma taça de vinho.

Mas o que gosta mesmo é de rezar, pois é através das orações que faz, que pede bênçãos para a família e para todos que conhece e até mesmo os que não conhece. “Nas minhas orações peço saúde para mim, meus filhos, netos, bisnetos e tataranetos, bem como para o mundo inteiro, para aquelas pessoas que padecem. Vejo que é preciso mais amor ao próximo para que possamos viver com mais harmonia”, completou Maria Bezerra, que quando não vai à Igreja, acompanha as missas pela televisão.

 Comemoração dos 100 anos 

A família Messias vai fazer três dias de festa para comemorar o centenário da matriarca, começando nesta sexta-feira, 10 de maio, com uma missa na Igreja São Bartolomeu às 19h. No sábado(11), a festa continua com uma grande confraternização que reunirá toda a família em um salão de festas na parte alta da cidade. Parentes que vivem em outras cidades e Estados devem vir para festejar um século de vida de dona Maria. E para fechar as homenagens, um grande almoço, no domingo, 12 de maio, será dedicado à aniversariante centenária e ao Dia das Mães.

Maria Bezerra Messias, nesses 100 anos de vida, viu crescer os 13 filhos, 55 netos, 41 bisnetos e 15 tataranetos. “Que Deus me dê saúde ainda mais para vê-los crescerem felizes e formarem suas famílias como eu formei a minha. Desejo um feliz dia Das Mães, com muito amor”, finalizou.

Fonte: Diário Corumbaense

Voltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

(67) 99968-0055

© 2019 Diário MS News. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: