Equipamentos modernos e materialização de clínicas e laboratórios cada vez mais tecnológicos são diferenciais que elevam a qualidade de ensino com quase 50 anos de tradição
Em quase 50 anos de história, a serem comemorados no próximo mês de outubro, o curso de Odontologia da Unoeste tem formado profissionais diferenciados para o mercado de trabalho porque além de professores conceituados e que são referências em suas áreas de atuação e de domínio de conhecimento, também dispõe de uma estrutura diferenciada.
Nos últimos anos, essa estrutura foi melhorada com altos investimentos na aquisição de equipamentos modernos e na materialização de clínicas e laboratórios cada vez mais tecnológicos.
Ao longo de cinco anos, tempo de duração do curso, o acadêmico de Odontologia usa as clínicas que permitem o contato e a experiência como dentista com a orientação em cada área odontológica. Esses ambientes agregam ao ensino materiais de alta qualidade.
A clínica-escola, por exemplo, conta com tecnologias como lasers de última geração e escaneamento 3D. Esses equipamentos fazem com que os estudantes compreendam desde cedo como utilizar ferramentas que contribuem desde o diagnóstico até o resultado, em diversos tratamentos.
A coordenadora do curso Eliane Gava Pizi diz que a evolução da estrutura nessas cinco décadas é uma marca registrada da Unoeste que nunca deixou de acompanhar as inovações na área da saúde.
“O projeto pedagógico do curso contempla estas inovações tanto em tecnologia quanto em metodologias de ensino. Os laboratórios e clínicas passaram por várias alterações e hoje temos a possibilidade de aulas práticas mais dinâmicas, com monitores que possibilitam a visualização dos procedimentos de forma simultânea à medida que o professor realiza”, ressalta.
Nas clínicas, ainda de acordo com ela, os equipamentos considerados mais avançados favorecem o desenvolvimento de uma odontologia inovadora, a exemplo de scanner digital, laser, microscópio clínico, instrumentos para endodontia rotatória e até estúdio fotográfico.
“Temos também o consultório móvel que auxilia no projeto de extensão de atendimento odontológico domiciliar. Tudo isto possibilita que o egresso saia preparado para o mercado de trabalho e se destaque em sua profissão”, garante Eliane.
A coordenadora da Faculdade de Odontologia ainda elogia o corpo docente, que nas palavras dela, é “coeso com os objetivos do curso e engajado no aprendizado do estudante”, já que utiliza diversas metodologias ativas que auxiliam no aprendizado dos alunos.
Complementa tudo isso, fornecendo uma formação mais completa, interdisciplinar e aplicada na resolução de problemas, as infraestruturas da Sala Betha e Arena Lab, que dispõem de ambientes de metodologia ativa fundamentais para a educação. “Na sala Betha e na Arena Lab, conseguimos desenvolver a gameficação que desperta nos estudantes o engajamento, o desenvolvimento de habilidades como o trabalho em grupo e a sensação de pertencimento ao curso”.
Professores orgulhosos
Doutora em Cirurgia (morfologia), a professora Cristiane Pissulin leciona nas disciplinas de Anatomia, Fisiologia, Oclusão e DTM. Ela se formou na Faculdade de Odontologia da Unoeste em 1996, e dá aulas na universidade desde 2001. Ela diz que a infraestrutura de excelência permite ao docente ter ferramentas diversificadas para ensinar e desenvolver atividades práticas e/ou teóricas junto aos alunos, com o que há de melhor no mercado.
“São ambientes que permitem a aprendizagem por tentativa e erro, promovendo um raciocínio crítico, reflexivo e integrado ao conteúdo estudado. Além disso, ao colocar os alunos em situações práticas e de simulação, eles conseguem aplicar a teoria que aprendem em sala de aula, consolidando o conhecimento de forma dinâmica e interativa”, explica ela que tem o hábito de utilizar muito esses locais de aprendizagem com seus alunos.
“Nossa infraestrutura também proporciona tratamento notável aos pacientes que são atendidos na clínica da universidade. Além disso, desde a época da Dona Ana, a universidade sempre se preocupou em investir não somente nos livros e tecnologias, mas também no aprimoramento do corpo docente, nos capacitando para utilizar com maestria dessas novas tecnologias”, lembra a Dra. Cristiane.
Eliane Gava Pizi, coordenadora do curso: “O projeto pedagógico do curso contempla inovações tanto em tecnologia quanto em metodologias de ensino” (Foto: Ector Gervasoni)
Quanto à adequação dessas tecnologias presentes na Unoeste às exigências do mercado, a professora Cristiane não tem dúvidas de que o curso está em concordância com o que há de mais moderno e relevante para a prática profissional.
“O mercado odontológico está em constante evolução e busca profissionais que estejam familiarizados com tecnologias e técnicas inovadoras. A estrutura da nossa faculdade permite que os alunos se formem não apenas com conhecimento, mas também com a habilidade de operar equipamentos e ferramentas que farão parte do seu dia a dia profissional. Isso certamente os coloca em vantagem competitiva no mercado”.
Doutora em Odontologia Restauradora, com Pós Doutorado em Prótese, a professora Graziela Ávila Galhano Logar dá aulas no curso de Odontologia da Unoeste desde 2011. Hoje ela leciona nas disciplinas Anatomia e escultura dental, Materiais Odontológicos, Dentística, Prótese Fixa Clínica, Prótese Fixa Clínica, Prótese Removível e Prótese Total, e compartilha praticamente da mesma opinião da Dra. Cristiane quando o assunto é a tecnologia a eficiência dos laboratórios da faculdade.
“O grande investimento que a Unoeste faz em tecnologia facilita muito a vida do professor. Desde o entendimento da forma como cada aluno aprende utilizando aplicativos desenvolvidos aqui até o desenvolvimento de habilidades importantes para exercer a profissão como o uso de scanners odontológicos”, pontua, acrescentando que essa estrutura diferenciada faz toda a diferença na formação prática dos alunos.
“A odontologia digital é uma realidade no dia a dia do consultório e, graças ao investimento da universidade em tecnologias, nossos alunos tem acesso ao Scanner intraoral e saem no mercado de trabalho com a importante habilidade de realizar escaneamentos e praticar o fluxo digital na odontologia”, complementa ela.
A Dra. Graziela também destaca o Projeto Betha da Unoeste que é um outro grande diferencial que ajuda a complementar a estrutura top da Odontologia que coloca o profissional formado na universidade em vantagem no mercado.
“Usamos muito a Sala Betha para a aprendizagem ativa do aluno. Os métodos de ensino usados nela se aproximam do cotidiano do aluno e percebemos que eles aprendem se divertindo. Eu utilizo em diversas disciplinas, desde anatomia dental, onde o aluno tem a possibilidade de visualizar os detalhes anatômicos dos dentes, até as disciplinas clínicas onde temos aplicativos onde os alunos organizam as sequências clínicas de atendimento”.
Para a professora, com toda essa infraestrutura à disposição os alunos da Unoeste saem muito bem formados para o mercado de trabalho. “Sabemos que é um conjunto de fatores que auxilia nesta formação, mas com certeza a estrutura e as tecnologias presentes na universidade nos dão ferramentas para facilitar o aprendizado e formar um profissional completo para o mercado”, finalizou.
Pertencimento e satisfação
Se os professores destacam a importância de uma boa estrutura para uma formação acadêmica de excelência, os alunos só agradecem pela oportunidade de estudar numa universidade que é conceito máximo pelo MEC. É o caso da estudante do 8º termo de Odontologia, Maria Fernanda Costa Santana. Ela conta que fazer Odontologia na Unoeste sempre foi um sonho, que há exatos quatro anos começou a ser materializado.
“Graças a Deus e aos meus pais hoje estou tendo essa oportunidade. Me impressiono com cada espaço que utilizamos para a aprendizagem, os laboratórios super completos e agradáveis onde podemos executar as nossas práticas o mais próximo da realidade possível. Sem falar da Sala Betha que é uma área super tecnológica e de muito aprendizado”, elogia a moça.
Sobre a clínica odontológica, onde os estudantes de termos mais avançados têm a oportunidade de praticar o ofício como parte da aprendizagem, ela diz que é um sonho de qualquer estudante de odontologia tê-la à disposição.
“É o nosso ‘mini consultório’ onde aprendemos muito com nossos pacientes e professores. Temos equipamentos de qualidade, profissionais técnicos sempre à disposição para nos ajudar. Sem falar no scanner, o que nos leva a uma odontologia cada vez mais atual e necessária. Sem dúvidas estudar na Unoeste nos coloca no mercado de trabalho com uma experiência que nos diferencia de muitas outras faculdades. Eu tenho orgulho de ser Unoeste e fazer parte desses 50 anos da Faculdade de Odontologia”, expressa Maria Fernanda.
Também aluno do 8º termo, Matheus Canholi Silva acrescenta que além de dispor de uma infraestrutura de excelência, a Unoeste tem um corpo docente bem capacitado. “O que mais me impressiona na Faculdade de Odontologia é a preparação oferecida ao aluno por meio dos laboratórios incríveis, a clínica odontológica com equipamentos sofisticados e as salas de última geração, como a Sala Betha, que permitem refinar o conteúdo teórico aprendido e aplicar na prática. Um exemplo dos equipamentos de última geração que temos na clínica é o Scanner Intraoral, que permite um escaneamento em ângulos e regiões bucais que antes eram difíceis de serem visualizadas. Vamos sair aptos a utilizá-lo. Isso sim é um diferencial”.
Matheus vai além. Elogia também e aponta como outro diferencial da faculdade as atividades desenvolvidas pelas ligas acadêmicas. “Elas trazem especialistas renomados para ministrarem temas muitas vezes abordados somente em cursos de imersão pagos e isso possibilita que tenhamos acesso de forma “gratuita” a um conhecimento extra e que pode ser aplicado ainda na graduação”.
E finaliza: “Toda essa estrutura nos capacita a realizar um atendimento clínico seguro, humanizado e de ótima qualidade, de forma que vamos sair com uma formação impecável e muito bem preparados para o mercado de trabalho, com enorme vantagem. A Odontologia transforma a vida das pessoas e a Unoeste nos capacita para que façamos a parte dessa mudança”, conclui ele, orgulhoso.
Faça Odonto na Unoeste!
A possibilidade de entrar para a Odontologia Unoeste se dá por meio do Concurso de Bolsas. Inscreva-se no Concurso de Bolsas no site da instituição. São mais de 3,5 mil oportunidades com porcentagens incríveis. Além do Concurso de Bolsas, a universidade possibilita o ingresso pela nota do Enem. Ambas as formas são imperdíveis para quem deseja transformar o futuro por meio da educação.