Obra da Arauco em Inocência gera novas oportunidades de negócios e Governo organiza evento para atrair empresários e fornecedores

Empresários e fornecedores interessados em oportunidades de negócios no município de Inocência podem participar de evento exclusivo, aberto ao público e que vai discutir o assunto no próximo dia 11 de março, das 14h às 18h, no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS).

A realização é do Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) em parceria com a Fiems e a Valmet. Os interessados podem se inscrever por meio do link  https://bit.ly/fornecedoresvalmet.

A Valmet, empresa responsável pela construção da nova fábrica de celulose em Inocência, vai apresentar detalhes sobre o Projeto Arauco Sucuriu, destacando as categorias de fornecedores necessárias para a indústria, além do período de duração do projeto e as etapas do processo de contratação.

Além disso, o evento vai abordar o PQF (Programa de Qualificação de Fornecedores) do IEL, que visa capacitar empresas para atenderem às demandas da indústria com excelência e competitividade.

Com a chegada da Arauco ao município de Inocência, a região passa por um momento de intensa transformação econômica e social. O projeto representa uma grande oportunidade para empresas locais e fornecedores que desejam se inserir nessa nova cadeia produtiva.

O evento será uma oportunidade única para entender como essa movimentação impactará a economia local e quais são as perspectivas para os negócios na região.

“O objetivo é facilitar o ambiente e as oportunidades de negócio entre a Valmet, responsável pela execução do projeto da Arauco, com as empresas e potenciais fornecedores sul-mato-grossenses para promover esse adensamento da cadeia produtiva. O Governo do Estado atua como indutor do desenvolvimento”, lembra o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.

Obras

Atualmente, cerca de 2,4 mil pessoas estão atuando na terraplanagem do terreno onde será erguida a fábrica de celulose da Arauco, em Inocência. O número é 33% maior que os 1,8 mil anunciados inicialmente e por conta disso o início das atividades de instalação da fábrica propriamente ditas devem começar ainda no primeiro semestre deste ano, sendo que a previsão inicial era a partir da segunda metade do ano.

E, com o ritmo acelerado dos trabalhos, cresce a expectativa de que o cronograma seja cumprido e a indústria entre em operação ainda em 2027. A previsão inicial, anunciada em maio do ano passado, era ativar a fábrica somente em 2028.

Porém, no final de setembro do ano passado o conselho administrativo da empresa chilena anunciou aumento de 53% nos investimentos iniciais e, com isso, a capacidade de produção anual será 40% acima da previsão inicial, passado de 2,5 milhões de toneladas para 3,5 milhões de toneladas de fibra de eucalipto por ano.

Conforme o anúncio inicial, os investimentos seriam de US$ 3 bilhões na primeira etapa. Porém, de acordo com o anúncio de setembro, serão US$ 4,6 bilhões no projeto Sucuriú, que está sendo erguido às margens do rio com o mesmo nome, a 50 quilômetros da área urbana de Inocência.

E, além do anúncio relativo ao aumento dos investimentos e da capacidade de produção, a empresa também antecipou a data para conclusão do projeto. Inicialmente, a previsão era entrar em operação até o fim do primeiro trimestre de 2028. Agora, a promessa é ativar a fábrica ainda em 2027.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também