Nova cara da esquerda: candidata a deputada federal, Camila Jara ouve a população do sudoeste de MS

A candidata a deputada federal Camila Jara está andando por todo o Mato Grosso do Sul mostrando a nova cara do Partido dos Trabalhadores e suas ideias para renovar a maneira de fazer política. Nas próximas quinta e sexta-feira (18 e 19), a candidata passará por 7 cidades da região sudoeste do Estado: Nova Alvorada do Sul, Batayporã, Nova Andradina, Naviraí, Itaquiraí, Taquarussu e Mundo Novo.

Atualmente, Camila Jara é considerada uma das principais lideranças progressistas em Mato Grosso do Sul. Mas sua luta é enorme, visto que o Estado é extremamente conservador, o que se reflete nas urnas. Em 2018, nenhuma mulher foi eleita para a Assembleia Legislativa e somente 6 dos 79 municípios são comandados por mulheres. A maioria dos representantes eleitos são homens brancos de famílias tradicionais, reflexo da necessidade urgente de renovação e representatividade.

Uma das formas de fazer uma política diferente é aproximar a população da política, por isso suas propostas para Mato Grosso do Sul estão sendo construídas de forma coletiva, com a participação da população, principalmente pelas redes sociais instagram e facebook (@camilajarams). O que também é uma ferramenta que tem ajudado a atrair e aproximar os jovens.

Em seu primeiro mandato como vereadora da Capital, onde é a única mulher eleita, é a parlamentar mais atuante da Câmara Municipal, que mais apresentou e aprovou projetos e emendas. Com foco na redução das desigualdades, na defesa dos direitos das mulheres e das minorias e nas causas ambientais, a parlamentar é responsável por importantes conquistas para Campo Grande, entre elas:

– Programa permanente de transferência de renda para famílias em vulnerabilidade, nos moldes da Renda Básica, há anos defendida por Eduardo Suplicy;
– Programa de Dignidade Menstrual, para que alunas da rede municipal não precisem mais perder aulas durante o período menstrual por falta de acesso a absorventes;
– Programa Órfãos do Feminicídio, que garante atenção e proteção aos filhos e filhas de mulheres mortas pelo crime de feminicídio, com atendimento social e jurídico e acompanhamento psicológico;
– Emenda de R$ 4,5 milhões para requalificar e interligar cerca de 100 km de ciclovias da cidade;
– Incentivo fiscal e tributário para mais condições de empregabilidade para mulheres em situação de violência, negros, indígenas e população LGBTQIA+.

Congresso Nacional

Sua intenção de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília, faz parte de um projeto de renovação política e também de reconstrução do país junto ao presidente Lula, único do cenário atual capaz de derrotar o bolsonarismo nas urnas e a fazer o país voltar a sonhar e ter esperança novamente.

Em maio, Camila anunciou que aceitou o convite de Lula para concorrer a uma das 8 vagas de deputado federal por MS e no último dia 16 de agosto oficializou sua candidatura à Câmara Federal.

“Muito se fala sobre renovação na política, mas todos os anos as mesmas pessoas são eleitas, defendendo velhas ideias e velhos interesses. Precisamos colocar gente nova para ocupar cargos de poder e formar uma grande bancada progressista no Congresso Nacional para fazer as mudanças que o povo necessita”, declarou a candidata.

Trajetória
A história política de Camila Jara começou quando ainda era criança com inspirações dentro da família mesmo: sua avó, Narciza, e seus pais, Edna e Gerson, são ativos em movimentos sociais e de luta por igualdade.

Camila fez parte de movimentos estudantis, militou pelo Partido dos Trabalhadores, coordenou campanhas de juventude nas eleições de 2014 e 2016, participou do Estágio Visita na Câmara Federal em Brasília, e está à frente de diversos coletivos, como o Elas Podem, cujo intuito 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também