O mês de maio é tradicionalmente conhecido como “mês das noivas”, pois muitos casais escolhem a época para oficializar a união, principalmente nas igrejas. O período também marca o preparativo para a realização desse momento tão especial na vida e cuidar de todos os detalhes do enxoval faz parte dessa organização. Desde lençóis às toalhas, todos os itens que ficaram guardados, muitas vezes por meses, precisam ser higienizados antes do uso. Para ajudar nesse processo, Angelo Max Donaton, CEO da Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, listou alguns cuidados primordiais na lavagem e secagem dos itens.
Verifique as etiquetas e separe tudo
O primeiro passo é a separação por tipos de tecidos. “Evite misturar roupas brancas com coloridas para prevenir manchas. Além disso, separe tecidos delicados, como rendas, seda e linho, dos mais resistentes, como algodão. As peças podem exigir diferentes tipos de cuidados. Por isso, leia atentamente as etiquetas para identificar o que pode ou não ser lavado em máquinas, se há restrição de temperatura e o melhor tipo de lavagem para cada material”, afirma.
Hora de lavar e secar!
Depois de tudo separado, é hora de lavar e não esqueça de atentar-se aos produtos usados. “É aconselhável procurar por lavanderias que utilizem produtos profissionais e neutros, como a Lavô. Outro ponto positivo do serviço é a opção de secagem, já que a exposição ao sol pode deixar esse processo mais lento pelo volume de peças. Neste caso, evita-se também o processo de passar, já que 90% já saem prontas para uso e sem necessidade de utilização de ferro de passar.
Lavanderias podem ser um boa opção
Na maioria dos casos, um enxoval é composto por muitos itens e isso pode demandar muito tempo caso opte por lavagem convencional, em máquinas domésticas. Assim sendo, as lavanderias self-service são uma alternativa. “Esses locais possuem máquinas de grande capacidade que lavam desde peças pequenas como edredons e cobertores. Além de prática, já que muitas unidades funcionam 24 horas, é uma opção econômica, pois esses locais possuem incluso no serviço o uso de produtos profissionais específicos e na medida certa para cada tipo de lavagem, com ciclo que custa em média R$18”, destaca.
Sobre a Lavô
A Lavô é a maior franquia de lavanderias self-service do Brasil. Inaugurada em 2018, entrou para o franchising em 2020 e já conta com mais de 600 unidades em operação e mais de mil comercializadas. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, através do sistema online.