Empreendedorismo cresce 16% e atrai 15,5 mil pessoas no Estado

Autor: Eduardo Fregatto

03.02.2019

Mato Grosso do Sul encerrou  2018 com a marca de 111,3 mil microempreendedores individuais (MEIs) formalizados. Em 2016, eram 95,8 mil MEIs no Estado, o que significa um aumento de 16% (15,5 mil pessoas) em apenas dois anos, de acordo com os dados do Portal do Empreendedor.

Desde a entrada em vigor da Lei Complementar n.º 128, também conhecida como Lei do Microempreendedor Individual, o MEI se tornou uma importante fonte de geração de emprego e renda para as famílias sul-mato-grossenses. 

De acordo com Gilmar Rosseto, analista técnico do Sebrae, o número de microempreendedores individuais vem crescendo por diversos motivos. Um deles é a necessidade de formalização por conta de trâmites burocráticos e de segurança jurídica. “A empresa e os clientes precisam ter a garantia dos serviços e, para isso, necessita emitir nota fiscal.

O MEI surge como uma opção mais simples [que tirar um CNPJ]. Ainda existe a questão do alvará de funcionamento, pois a fiscalização vem aumentando”, define.

O desemprego também estimula a abertura de pequenos negócios. “Existe um crescimento substancial em algumas atividades, que são mais corriqueiras.

A pessoa perde o emprego, e a primeira coisa que pensa é abrir algo relacionado à alimentação, vestuário e estética. São as atividades que mais abrem e também que mais fecham”, alerta o especialista.

Fonte: Correio do Estado

Voltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

(67) 99968-0055

© 2019 Diário MS News. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: