Negócios da bioeconomia mostram que segmento possui potencialidades de expansão no mercado

Bioeconomia busca desenvolver produtos sustentáveis com a utilização de recursos naturais; Sebrae/MS possui ações para apoiar empresas do segmento

Por Juliene Melo

Mato Grosso do Sul chama atenção pela sua cultura regional e diversidade na fauna e flora. Os produtos ligados à bioeconomia no estado não poderiam ser diferentes. Oriundos de conhecimentos regionais, como é o caso do artesanato, ou desenvolvidos a partir de frutas típicas, como a bocaiuva, eles são utilizados na produção de diversas mercadorias. Esse é o caso dos pequenos negócios Tar&Tar, Ph Cosmestics e Mel Zen, localizados em Campo Grande e que buscam nas características do estado, os insumos para as suas produções.

Com produção voltada para molhos e temperos, a história da Tar&Tar nasceu de uma decisão de amigos em empreender no ramo alimentício. Com a pesquisa de mercado, eles viram na região Pantaneira uma oportunidade para conseguir levar, por meio dos seus produtos, o sabor regional. Segundo o empresário Renato de Campos Almeida, que está à frente da empresa, um dos seus diferenciais está no próprio processo de produção.

“Conseguimos obter alimentos saudáveis e com qualidade maior, o que agrega sabor aos produtos e credibilidade junto aos nossos clientes, além do incentivo à conservação do meio ambiente e utilização menor de produtos químicos na industrialização”, disse. O empresário também afirma que, para este ano, a aposta está em mais crescimento do negócio. “Ampliamos a fábrica em 2022, com vendas para todo o país. Estamos com planos de lançar seis novos produtos em 2023, com ampliação do faturamento, consolidando a empresa em Goiás e na Região Sul”, complementa.

Em comum, a empreendedora Fernanda Fialho, proprietária da boutique Ph Comestics, especializada em cosméticos naturais, também encontrou nos produtos locais a matéria-prima fundamental para o seu negócio. A empresária conta que a ideia do empreendimento veio de seu doutorado sobre a bocaiuva, fruta típica do bioma Cerrado. Na ocasião, durante a pesquisa, ela ganhou um edital para desenvolver ações com o óleo da fruta, quando descobriu um leque de oportunidades.

Atualmente, a Ph Comestics possui 75 produtos, entre condicionadores, hidratantes, cremes para limpeza facial, entre outros, cuja origem está nos biomas encontrados em Mato Grosso do Sul. O empreendimento já possui três lojas e planeja expansão para outros estados. “A empresa hoje traz desenvolvimento social e geração de renda local. Somos mais que exportadora de insumos, temos condições de vender tecnologia”, comenta a empreendedora.

Já a trajetória da Mel Zen, que comercializa mel e derivados, começou com o fundador da empresa, Roberto Filho – ele cresceu nas fazendas da família e iniciou os apiários para levar sustentabilidade às propriedades. Assim, os produtos ligados ao Pantanal surgiram naturalmente, com características de flores únicas, trazendo o sabor e aroma pantaneiros. De acordo com a gerente comercial da empresa, Paula Leticia Fabris Pagnoncelli, um dos diferenciais é o cuidado com a produção. “O nosso diferencial é o processo extremamente rigoroso, o que dá muita confiança ao cliente e o fideliza”, comentou.

A gerente comercial avalia que, hoje, o empreendimento está presente em vários mercados no país, e aposta em mais expansão. “Já estamos em grande parte do Brasil e mercados com grande representatividade. Visamos continuar esta expansão pelo Brasil e em um futuro mais longo temos planos de exportação”, disse.

Apoio do Sebrae à Bioeconomia 

Com linha de atuação voltada para empresas que trabalham com produtos de insumos nativos nos biomas Pantanal e Cerrado, além de outra para apoiar as produções com características que mostrem a regionalidade e cultura do estado, o Sebrae/MS acompanha e é parceiro destas empresas, com a indicação de fornecedores de matérias-primas, orientações em assuntos técnicos e subsídio na análise de produtos.

O analista-técnico do Sebrae/MS, Vitor Faria, responsável pelas ações ao segmento, comenta que esse apoio é essencial, por ser uma forma de direcionar a empresa, além de trazer destaque e qualidade ao produto. “O investimento que temos é desde o princípio, começando básico como na parte de higiene, manipulação de alimentos, finanças e gestão empresarial, e indo até o acesso deles ao mercado tanto nacional quanto internacional. Vamos trabalhar todo o fortalecimento dessa cadeia de valor da bioeconomia, queremos acompanhar as empresas, do começo até a inserção no mercado”, ressaltou.

Uma das principais ações desenvolvidas para os empresários do setor é a inserção deles no mercado, conectando-os com o público consumidor e parceiros comerciais. Em 2022, por exemplo, o Sebrae/MS, junto ao Governo do Estado, viabilizou a ida de oito empresários de Mato Grosso do Sul que trabalham com diferentes produtos para expor na Green Rio, feira voltada à promoção de negócios, inovação e bioeconomia ocorrida no Rio de Janeiro (RJ), em setembro. Ao levar os empresários para o evento, o objetivo foi dar visibilidade aos produtos regionais e propiciar aos empreendedores acesso a novos mercados.

As ações de bioeconomia pelo Sebrae ganharam reforço com o Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal. Como parte deste trabalho, no ano passado, houve o lançamento do selo Made In Pantanal, voltado a empresas que utilizam produtos oriundos do bioma ou com características pantaneiras. Eles podem usar o selo nas embalagens como forma de divulgação, além de possuírem acompanhamento do agente de mercado para aprimorar sua empresa.

Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Kátia Muller, atendendo a critérios determinados, quem se interessar poderá também ser inserido na plataforma do selo. “Essa ferramenta do Made In Pantanal será um dos canais de negócio e divulgação. As empresas que estiverem presentes poderão ter benefícios como poder participar de rodada de negócios e estar em contato com outras empresas, e feiras que são referências no setor”, explicou a analista.

Sobre o Pró Pantanal

O Pró Pantanal tem atuação nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS) e Governo do Estado. Para obter mais informações sobre o programa e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.

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