Na última sessão à frente do TSE, Fachin diz que democracia não ‘quebra’ com fake news

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, afirmou que as notícias falsas não abalam a democracia e que os eleitores vão eleger senadores, deputados, prefeitos e o presidente “com paz, segurança e transparência”. A afirmação foi dada durante um discurso em defesa da democracia em sua última sessão à frente da Corte, na noite desta terça-feira (9).

Na próxima semana, Fachin vai passar o cargo para o ministro Alexandre de Moraes, que vai conduzir a Justiça Eleitoral durante a campanha dos candidatos e a realização das eleições deste ano.

“A democracia se verga, mas não se dobra, nem quebra com as fake news. Tenho ainda mais certeza que em outubro próximo o povo brasileiro elegerá com paz e transparência um terço do senado, 27 senadores, 513 deputados, 27 governadores e assim o fará para escolher o melhor para o futuro no Brasil”, disse Fachin.

“A segunda é que Helena Kolody [poetisa brasileira] tinha razão ao dizer que quem pinta estrelas no muro tem o céu ao alcance das mãos. Quem defende a democracia a toca diariamente e vive num país melhor”, completou o ministro

Moraes na presidência do TSE

A expectativa é de que Moraes se esforce para abrir canais de comunicação com os demais Poderes e para manter as relações institucionais com representantes do Executivo e do Legislativo.

No entanto, ele deve ter pulso firme no combate a propagação de notícias falsas relacionadas às instituições, às urnas eletrônicas, ao próprio TSE e seus ministros e não tolerar ataques por parte de candidatos e eleitores.

Em discursos realizados no TSE e no Supremo Tribunal Federal, Moraes prometeu mandar para a cadeia quem atentar contra as eleições. 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também