Mutirão de formalização apoia mulheres do projeto Dona Della em Bataguassu e Santa Rita do Pardo

Nesta semana, entre os dias 9 e 11 de setembro, o Sebrae/MS e MS Florestal, em parceria com Bracell Social, realizaram um mutirão de formalização voltado para as participantes do projeto Dona Della, nas cidades de Bataguassu e Santa Rita do Pardo, ambas na região Costa Leste de Mato Grosso do Sul. A ação teve o intuito de auxiliar as mulheres a se tornarem Microempreendedoras Individuais (MEIs), dando um passo decisivo rumo à independência financeira e ao fortalecimento dos negócios.

O analista- técnico do Sebrae/MS, Edvaldo Araújo, destacou o impacto dessa ação na vida das participantes: “Esta ação de estímulo à formalização e regularização do MEI, oportuniza o crescimento destas empreendedoras que integram o projeto Dona Della, facilitando acesso aos serviços bancários, emissão de notas e participação em licitações, por exemplo. O projeto Dona Della foi fundamental para que elas chegassem a este momento, oferecendo conhecimento técnico e suporte para que cada uma pudesse acreditar em seu potencial”, destacou.

Com a participação de 15 mulheres, o mutirão resultou na formalização de seis novas microempreendedoras nos dois municípios. Esse avanço representa uma conquista significativa para as empreendedoras, que agora contam com mais segurança jurídica e acesso a benefícios como aposentadoria, crédito facilitado e emissão de notas fiscais.

Uma das empreendedoras que se formalizaram por meio da ação foi Andressa Fernanda, de Bataguassu. Segundo ela, ao participar do projeto recebeu o suporte necessário para consolidar a empresa. “Creio que é muito importante para nós, mulheres, partilharmos ideias, dividirmos conhecimento e mostrarmos a nossa relevância na sociedade. Não é a identidade de gênero que nos limita ou que abre portas, mas sim a vontade de realizar. O programa Dona Della foi um divisor de águas para mim, pois fui percebendo que dava para ganhar dinheiro na minha área e comecei a fazer cada vez mais. A formalização do MEI era algo que eu já queria ter feito, mas depois que comecei a participar do programa, tive mais confiança e a certeza de que era aquilo que eu queria para a minha vida”, disse.

Já em Santa Rita do Pardo, a feirante Eva Conceição de Lima ressaltou que o suporte recebido possibilitou a realização de um sonho. “Abrir meu CNPJ foi uma grande conquista e agora me sinto preparada para crescer. Acabei de me tornar MEI e já penso em expandir minhas atividades. Esse passo foi essencial para que eu pudesse sonhar mais alto”, comemorou.

Além de receber suporte para a formalização do negócio, as participantes também poderão contar com o apoio do Sebrae para ter acesso a outros serviços necessários no futuro como a realização da Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (SIMEI), além de procedimentos de alteração cadastral, emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e orientações gerais sobre obrigações e benefícios do MEI.

Sobre o Projeto Dona Della

O Projeto Dona Della é uma iniciativa do Sebrae/MS e MS Florestal, em parceria com a Bracell Social, e visa capacitar mulheres para o empreendedorismo, criando uma rede colaborativa local voltada ao fortalecimento de competências empreendedoras e socioemocionais.

Além disso, o projeto aborda temas fundamentais como saúde e a conscientização sobre a violência contra a mulher, incentivando a circulação de renda próprias comunidades em que está inserido.

Serviço

Para mais informações sobre como se formalizar como MEI e sobre outros serviços oferecidos pelo Sebrae/MS, entre em contato pelo telefone 0800 570 0800 ou acesse www.ms.sebrae.br

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também