Moradores filmam tornado que atingiu região sul de MS

02.12.2019

Um tornado que atingiu a região sul de Mato Grosso do Sul neste último domingo (1º) impressionou moradores de Vicentina, a 247 km de Campo Grande. Apesar do susto, não houve registro de estragos.

De acordo com a coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado (Cemtec), Franciane Rodrigues, o tornado que atingiu a região é classificado como landspout.

Ela explica que é um tornado que não surge da rotação organizada em escala de tempestade e, portanto, não está associado a uma nuvem de parede ou a um mesociclone: "Geralmente esse fenômeno natural é como um turbilhão de poeira como é possível ver na imagem".

A coordenadora ainda ressalta que os tornados ocorrem em regiões onde tem possibilidades de tempestades, temporais e chuvas intensas: "São redemoinhos de ventos que giram em torno de centros de baixa pressão em solo e seu deslocamento pode provocar danos a população", explicou.

No caso do tornado de Vicentina, a especialista explica que esse é um tipo de tornado de fraca intensidade: "Esse fenômeno também é de curta duração e geralmente se forma em locais rurais ou áreas abertas", finaliza.

Fonte: G1/MS

Voltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

(67) 99968-0055

© 2019 Diário MS News. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: