Marçal Filho é eleito prefeito de Dourados com mais de 50% dos votos válidos

Ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-deputado federal, o radialista e empresário Marçal Filho (PSDB) venceu, neste domingo (6), as eleições para prefeito de Dourados. Dos 99,82% dos votos apurados, ele conquistou 60.285 mil votos, ou 50,04%. Marçal Filho é douradense nato e no próximo dia 14 de outubro completará 60 anos.

Em segundo lugar ficou o atual prefeito Alan Guedes (PP), com 33.975 mil votos (28,20%), seguindo de Tiago Botelho (PT), 17.818 votos (14,79), Bela Barros (PDT), 5.464 mil votos (4,54%), Racib Harb (NOVO), 2.449 mil votos (2,03%), Beto Teles (REDE), 377 votos (0,31%) e Valderi Garcia (PCO), 117 votos (0,10%).

Desde o início da campanha eleitoral, há 45 dias, Marçal Filho despontou como favorito, alavancado pelo programa de rádio em sua 94 FM. Em nenhum momento foi ameaçado por Alan Guedes, que embora tenha se recuperado em 2024, os três primeiros anos de mandato foram sofríveis. A periferia da cidade não o perdoou e lhe impos uma derrota  acachapante.

Além da alta popularidade alcançada e mantida ao longo dos anos, Marçal Filho teve apoiadores poderosos, como o deputado estadual Zé Teixeira PSDB), o padrinho de sua candidatura e a primeira liderança a enxergar que somente o radialista venceria com facilidade Alan Guedes.

Os apoios do ex-governador Reinaldo Azambuja e do atual, Eduardo Riedel, ambos tucanos, também foram fundamentais, principalmente por amarrar a aliança com o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros partidos de centro e de direita. A vice eleita de Marçal, é a advogada Gianni Nogueira, esposa do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL), jovem liderança da cozinha de Bolsonaro.

A liderança tranquila aferida nas pesquisas (algumas com certo exagero), fez Marçal Filho, orientado pela equipe de marketing, a não participar de quatro grandes debates. Um risco calculado que deu certo.

O prefeito eleito de Dourados foi bastante criticado pela ausência nos debates, cujos ataques foram reverberados nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Em vão.

Marçal Filho e a vice, Gianni Nogueira, assumem no início de janeiro, assim com os 21 vereadores eleitos neste 6 de outubro.

Programa de Governo registrado na Justiça Eleitoral

“Ao longo de quase 4 décadas na vida pública, ocupando cargos no Poder Legislativo, sempre tive muito claro na minha vida que mais importante que obras é cuidar das pessoas, cuidar de gente! Essa convicção fez com que a maioria das realizações dos meus mandatos fosse sempre voltada para o bem-estar da nossa gente e essa condição fica bem clara com o esforço que fiz para garantir a retomada das obras e a conclusão da Santa Casa de Dourados, que mais tarde virou Hospital Universitário da UFGD. Foi esse compromisso de cuidar das pessoas que me levaram a garantir a construção e implantação em Dourados da Policlínica de Atendimento Infantil (PAI), uma unidade de saúde voltada exclusivamente para nossas crianças. Minha vida sempre foi pautada pelo cuidado com aqueles que mais precisam de ajuda e esse é o perfil do nosso Programa de Governo, um conjunto de medidas que atendem todas as classes sociais, resgatam a autoestima da nossa gente, recolocam Dourados na rota do desenvolvimento econômico sustentável, priorizam investimentos em educação, saúde, habitação popular, infraestrutura urbana, transporte, esporte, lazer, cultura, mas que convergem para um único objetivo: melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram aqui.

Principais metas:

– Educação: Moldando o Futuro – Ampliar a oferta de vagas em CEIMs. – Investir na formação continuada do corpo docente e na qualidade da infraestrutura das unidades escolares. – Em parceria com a Secretaria de Saúde, implantar programa de identificação de possíveis dificuldades no processo de aprendizado. – Implementar programas de educação inclusiva para atender alunos com deficiência. – Ampliar a oferta de vagas em escolas. – Melhorar a qualidade da merenda escolar.

2 – Saúde Pública: Cuidando com amor – Implementar a cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF). – Investir na valorização e qualificação dos profissionais. – Implementar programas de prevenção de doenças. – Trabalhar para a redução do tempo de espera para consultas, exames e cirurgias. – Implementar as ofertas de especialidades médicas e odontológicas. – Fortalecer a integração entre a atenção básica e a especializada. – Programar com antecedência a compra de medicamentos. – Contratação de novos profissionais de saúde. – Investir em tecnologia para facilitar o atendimento. – Fazer valer o atendimento do PAI, para o qual foi criado. – Implementar programa especializado de saúde mental. – Convênio com laboratórios privados para realização de exames. – Convênio com clínicas privadas para atendimento com especialistas. – Construção de mais UPAs em parceria com o governo federal.

3 – Infraestrutura: Uma Cidade para Todos – Planejar a revitalização das vias em três etapas: curto, médio e longo prazo. – Planejar a implantação de novas vias para facilitar o escoamento do trânsito, com novos acessos, principalmente entre os bairros próximos às BRs -163 e 463. – Planejar e realizar a readequação da malha viária urbana com estudos de profissionais especializados em trânsito. – Melhorias na qualidade do transporte coletivo. – Revisão e modernização do sistema de coleta de lixo.

4 – Assistência Social e Inclusão: Você é o nosso maior patrimônio – Realização de cursos de capacitação contínua para os profissionais de assistência social, visando melhorar a qualidade do atendimento e a eficiência na prestação dos serviços. – Promoção da inclusão social através da Implementação de políticas públicas para pessoas com deficiência, idosos, jovens e outros grupos sociais em situação de vulnerabilidade. – Buscar parcerias com os governos estadual e federal para atendimento das demandas das aldeias Bororó, Jaguapiru e Panambizinho. Temos a maior aldeia urbana do país e precisamos garantir dignidade e cidadania aos nossos irmãos indígenas. – Implantar a Assessoria para Assuntos Indígenas. – Promover inclusão produtiva de jovens, mulheres, indígenas, negros, pessoas com deficiência e atendimento à diversidade.

 5 – Segurança Pública – Você em boas mãos – Apoiar as atividades da Guarda Municipal com constante valorização dos profissionais. – Implantar postos da GMD nas regiões e distritos mais vulneráveis. – Capacitação dos profissionais para aprimorar a proteção ao patrimônio público, o patrulhamento preventivo comunitário e a fiscalização do trânsito.

6 – Desenvolvimento Econômico Sustentável – Crescer para avançar – Atração de investimentos para o município com foco na geração de emprego e renda. – Planejar incentivos para atrair indústrias. – Fomento à agricultura familiar. – Respeito ao meio ambiente.

7 – Turismo, Esporte e lazer – Mais qualidade de vida para nossa gente – Melhorias na infraestrutura dos parques, quadras esportivas e espaços para atividades ao ar livre. – Revitalização e manutenção regular de praças e áreas verdes, incentivando o uso seguro e adequado desses espaços pela comunidade. – Identificação e valorização dos potenciais pontos turísticos naturais, históricos e culturais de Dourados. – Planejamento dos eventos esportivos com elaboração de um calendário anual de atividades.

8 – Cultura – Fundamental para a comunicação humana e para o desenvolvimento de uma sociedade vibrante e diversificada. – Restauração e ampliação dos programas de cursos e oficinas culturais oferecidos por associações de moradores, CRAS e centros comunitários. – Incentivo à criação de novos cursos e atividades, como aulas de zumba, pintura, costura, artesanato e outras expressões culturais. – Criação de eventos de lazer para famílias, como festivais de música, dança, feiras de artesanato e food trucks.

9 – Habitação – Moradia digna para o cidadão – Implementar programa de regularização fundiária. – Realizar o levantamento detalhado do déficit habitacional por categorias sociais para minimizar a falta de moradias dignas e, em parceria com o governo federal e governo estadual, investir na construção de casas e apartamentos.

10 – Gestão Pública – Transparência e responsabilidade – Otimizar gastos, combatendo a corrupção e a má gestão dos recursos públicos. – Contratar empresas especializadas com base em critérios técnicos e de qualificação, não apenas no menor preço. – Atualizar o Portal da Transparência com todas as informações sobre receitas e despesas do município. – Criação de canais de comunicação eficientes para que os cidadãos possam acompanhar a gestão pública e apresentar sugestões e críticas. – Investir em tecnologia e capacitação para diminuir os prazos nas emissões de alvarás, certidões, licenças e outros documentos no atendimento ao cidadão.”

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também