Lançamento do Donas do Negócio reúne empreendedoras na Capital

Na noite do dia 11 de julho, em Campo Grande, ocorreu o lançamento do programa Donas do Negócio, uma iniciativa inovadora desenvolvida em parceria com o IFC (International Finance Corporation) para apoiar e estimular o empreendedorismo feminino, consolidando a instituição cooperativa de crédito como referência para a mulher empreendedora no Brasil, estimulando o poder de transformação socioeconômico nas comunidades.

O evento reuniu empreendedoras da Capital e contou com a presença de Helene Meurisse, Oficial de Operações do IFC no Brasil, que destacou o poder transformador das mulheres. “A mulher é um bom negócio representa um bom investimento em todos os sentidos, tanto para a economia, como para a sociedade. O IFC fez um estudo que apontou que, nos últimos 10 anos, com o aumento da participação das mulheres na força laboral na América Latina, a pobreza extrema caiu. Investir na mulher é investir em toda a sociedade”, explicou.

Além do financeiro, o programa tem o pilar não financeiro, que tem quatro eixos: informação, capacitação, conexão e inspiração e tudo está disponível numa plataforma digital. Mais do que oferecer produtos e serviços financeiros, o programa Donas do Negócio tem estruturado um pilar não-financeiro, que oferece conteúdo e formação para as empreendedoras, dividido em quatro eixos: informação, capacitação, conexão e inspiração.

Dentro do Donas do Negócio, as agências participantes contam com uma gerente exclusiva para as empreendedoras, uma iniciativa exclusiva da Cooperativa. O programa tem uma gerente exclusiva para atender essas empreendedoras, a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia é a única cooperativa a oferecer isso. “A expectativa gerar um relacionamento próximo e é levar os produtos não financeiros, capacitá-las para que seus negócios crescem cada vez mais”, destacou Dielli Diniz, gerente exclusiva do programa na agência Avenida Bandeirantes, em Campo Grande/MS.

Durante o evento ainda ocorreu a palestra “Mulheres que chegam ao topo”, com a arquiteta de pessoas, Caroline Reis. “A jornada do empreendedorismo feminino é muito solitária, a maioria das mulheres empreende por necessidade e não por opção, e acaba fazendo sem planejamento. Ter esse suporte do Sicredi é essencial para auxiliar nesse processo e principalmente trilhar o caminho até o topo”.

“O objetivo é tornar a nossa cooperativa de crédito referência para a mulher empreendedora no Brasil e estimular o poder de transformação socioeconômico em suas comunidades. O Sicredi é um agente de desenvolvimento dos negócios para este público. A inclusão financeira, por meio desse trabalho, irá gerar uma proposta de valor sólida, reforçando o papel relevante da Cooperativa”, afirma o presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Celso Régis.

Esse programa começou com a realização do Diagnóstico da Mulher Empreendedora realizado em 2020, com avaliação da estrutura de atendimento a esse público e da carteira de associadas e produtos à luz das melhores práticas internacionais. O relatório trouxe os pontos fortes e oportunidades de atuação para posicionar a Cooperativa na agenda de gênero do país, oferecendo atendimento para o público feminino com soluções e serviços financeiros e não financeiros.

O diagnóstico mostrou que as associadas mulheres e os negócios de propriedade de mulheres representam um segmento que pode ser ainda mais impulsionado através de uma oferta de valor assertiva e customizada.

Associadas interessadas devem consultar agências participantes no site: www.donasdonegociosicredi.com.br

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também