Duas pesquisas de intenções de votos, que mostram o Capitão Contar, do PRTB, na liderança da corrida eleitoral, foram derrubadas, nesta quarta-feira (19), pela Justiça Eleitoral, no Mato Grosso do Sul. O Tribunal observou irregularidades graves nos dados do levantamento.
Conforme a divulgação, os institutos são o Serpes e o Real Time Big Data, cujas contratantes são TV Morena e TV Record MS, respectivamente.
No caso do Real Time Big Data, a Corte Eleitoral observou que, apesar de ter entregue parte dos dados exigidos por lei, o instituto não sinalizou quantas entrevistas fez em cada um dos bairros visitados.
Já a Serpes, diz a decisão, deveria indicar os locais em que a coleta de dados foi feita, mas as informações não foram encontradas no sistema de registro da Justiça Eleitoral. Sendo assim, a divulgação dos resultados dos levantamentos foi suspensa.
O magistrado autor da decisão, refletiu que a manutenção dos resultados na opinião pública poderia oferecer risco à lisura da disputa eleitoral.
Todos os meios de comunicação que divulgaram as duas pesquisas, devem retirar dos sites, rádios, TV e redes sociais imediatamente.
DECISÃO DA JUSTIÇA:

