Vereador do PSD chama atenção para a grande quantidade de anúncios, alguns cobrindo a sinalização
Durante a 22ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na última segunda-feira (30), o vereador Inspetor Cabral (PSD) apresentou uma indicação solicitando a realização de uma ação conjunta de fiscalização para a retirada de cartazes irregulares fixados em postes de energia e estruturas de semáforos em diversos pontos da área urbana de Dourados.
O parlamentar chama atenção para a grande quantidade de anúncios com mensagens como “compra-se ouro”, “aulas de violão”, “búzios e tarô”, entre outros, colados de forma irregular em espaços públicos.
Além de configurar poluição visual e contrariar a legislação municipal, inclusive como crime ambiental, esses materiais comprometem a estética da cidade e podem gerar riscos à segurança no trânsito.
Em um dos pontos da cidade, na Avenida Presidente Vargas com a Weimar Gonçalves Torres, foi constatado que um cartaz chegou a obstruir parcialmente a visão do semáforo, o que evidencia a urgência da intervenção.
A recomendação é que o Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), com apoio da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) e da Secretaria de Governo, promova a retirada imediata dos cartazes, adotando ainda medidas para coibir a reincidência, como a notificação e responsabilização dos anunciantes.
“A ocupação irregular desses espaços públicos, além de ser ilegal, compromete a imagem da cidade, prejudica a paisagem urbana e desrespeita os princípios de ordenamento e uso adequado do espaço público. Nosso objetivo também é contribuir para uma cidade mais bonita, limpa e organizada”, destacou o vereador.
A indicação foi encaminhada ao prefeito Marçal Filho, ao secretário municipal de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins de Araújo, e ao secretário de Planejamento, Fábio Luis da Silva.